UOL Olimpíadas 2008 Notícias

31/07/2008 - 09h26

Australiano quebra recorde ao estrear em Olimpíadas aos 60 anos

Das agências internacionais
Em Sydney (AUS)
A Austrália terá uma delegação de 433 integrantes nos Jogos de Pequim com média de 26 anos de idade. Porém, um atleta do hipismo marcará o nome do país na história dos Jogos. Aos 60 anos, o cavaleiro Laurie Lever vai se tornar o atleta mais velho a estrear em uma Olimpíada.

Franz Venhaus/Reuters
"No hipismo, experiência conta mais que o preparo físico", revela o australiano
O próprio atleta admite ser incomum iniciar uma carreira olímpica com essa idade. Apesar de começar a montar aos dez anos e competir entre os melhores atletas da modalidade durante décadas, Lever afirmou que somente nos últimos anos conseguiu encontrar um cavalo vencedor e capaz de competir em Olimpíadas. "Minha família sempre esteve do meu lado e me incentivou. Mas, o segredo é ter o cavalo certo ao seu lado".

A vida de Lever e de sua família está ligada aos cavalos. Enquanto ele compete, um dos seus quatro filhos, David, é veterinário e dentista de cavalos. Sua esposa, Annie, edita e publica uma revista especializada em hipismo.

O australiano disse estar surpreso com o apoio que vem recebendo de outros sexagenários. "É incrível o número de pessoas que chegam até mim e dizem boa sorte pra você Laurie, há esperança para nós ainda mesmo com a idade avançada".

Para Lever, a idade não faz nenhuma diferença no hipismo e estar em forma não é algo necessário. "Você não precisa estar em forma como em outros esportes para competir no salto. A experiência é que conta muito no hipismo".

Apesar dos 60, Laurie Lever não será o atleta mais velho do hipismo em Pequim. O japonês Hiroshi Hoketsu, aos 67 anos, vai voltar a disputar uma Olimpíada após 44 anos. O cavaleiro canadense, Ian Millar - que vai igualar o recorde de participações olímpicas, em Pequim (9), com 61 anos, também é mais velho que Lever.

Compartilhe: