UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/07/2008 - 16h29

Ainda sem o salto, Brasil já treina em Hong Kong no hipismo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
As equipes brasileiras de Concurso Completo de Equitação (CCE) e de Adestramento, que chegaram a Hong Kong - sede da modalidade nas Olimpíadas - na última terça-feira, já realizaram treinos no centro eqüestre de Sha Tin, na manhã desta quarta-feira.

Ao desembarcarem na China, os cavalos foram conduzidos do aeroporto ao Jockey Club sob escolta policial. Ao chegar ao local, o chefe da equipe brasileira do Concurso Completo de Equitação, Cel. Cyro Rivaldo Filho elogiou as instalações. "As instalações são excelentes desde as pistas de galope, picadeiros cobertos até a pista principal. As baias são muito amplas e ventiladas com ar condicionado, mantendo a temperatura por volta dos 21 graus. Como o clima aqui é quente e úmido, tudo é climatizado. O suporte veterinário do Centro Eqüestre é completo", elogiou.

Os treinos realizados pela manhã foram leves em virtude da longa viagem da equipe do Brasil a Hong Kong. Apesar da duração do vôo, Cyro Rivaldo Filho disse que o "procedimento do desembarque foi rápido, o que foi ótimo para os animais".

O Brasil faz parte de um grupo seleto nestas Olimpíadas. Foi um dos únicos sete países a se classificar em todas as modalidades do hipismo (CCE, Adestramento e Saltos). A equipe de adestramento, inclusive, participa pela primeira vez dos Jogos Olímpicos. Rogério Clementino e Luiza Almeida, que integram esta modalidade, também já entraram para a história dos Jogos. Ele será o primeiro negro a disputar uma olimpíada no Adestramento e Luiza, aos 16 anos, chegará aos Jogos na condição de amazona mais jovem de todos os tempos.

Luiza se diz confiante quanto à participação do Brasil em Pequim, principalmente depois dos treinamentos realizados em Aachen (ALE). "Esse período em Aachen foi importante. Treinadores de outros países nos elogiarem bastante, especialmente os de Portugal e Espanha. Isso nos deixa mais confiantes", ressaltou a amazona.

Já a equipe de salto do Brasil se prepara para o último desafio antes das Olimpíadas. Rodrigo Pessoa, Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda e Bernardo Alves participam da sexta etapa do Global Champions Tour, em Valkenswaard, na Holanda, que vai de quinta a domingo. Camila Mazza e Pedro Veniss, demais integrantes, estão na cidade mas não participam do evento.

Eles se integram a seleção em Pequim no dia 7 de agosto. Já os seus cavalos viajam três dias antes. As provas do Salto serão disputadas entre os dias 15 e 21 de agosto, no centro eqüestre Sha Tin, no Jockey Club de Hong Kong.

Compartilhe: