UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/07/2008 - 16h06

CAS se diz incapaz de julgar casos de Werder Bremen e Schalke 04

Das agências internacionais
Em Madri (ESP)
A Corte Arbitral do Esporte (CAS) se declarou nesta quarta-feira incompetente para julgar a apelação apresentada pelos clubes alemães Schalke 04 e Werder Bremen. As duas equipes recorreram à entidade para que Rafinha e Diego, respectivamente, não sejam liberados para a disputa das Olimpíadas de Pequim.

How Hwee Young/EFE
O Schalke 04, clube de Rafinha, pretende fazer com que o lateral não jogue na China
LEIA MAIS SOBRE OLIMPÍADAS
Na sua resolução sobre os casos, que é anterior à reclamação que os clubes voltaram a fazer após a Fifa ratificar a obrigação que as equipes têm em liberar atletas até 23 anos para os Jogos, o CAS considera que "não existe um acordo que permita julgar nenhum dos casos".

Os dois clubes alemães recorreram ao CAS baseando-se na Carta Olímpica, mas a entidade acredita que o documento não se "aplica diretamente a clubes profissionais de futebol".

Apesar desta resposta, a corte terá que voltar a se pronunciar, já que Schalke 04 e Werder Bremen apresentaram uma nova apelação após a ordem expedida pela Comissão do Estatuto do Jogador da Fifa, por meio do juiz tunisiano Slim Aloulou. A entidade decidiu obrigar os clubes que têm jogadores com idade olímpica convocados a liberarem os seus atletas.

Essa decisão também afeta o Barcelona, que queria ter o argentino Lionel Messi na pré-temporada que fará pelos Estados Unidos e na fase prévia da Liga dos Campeões. A equipe catalã, através de seu presidente, Joan Laporta, também já adiantou que irá recorrer no CAS da decisão tomada pela Fifa.

Compartilhe: