UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/07/2008 - 13h12

Juliana volta, e dupla com Larissa vence dois jogos em 'reestréia'

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
A jogadora brasileira de vôlei de praia Juliana mostrou nesta quarta-feira que realmente está recuperada de uma séria lesão no joelho direito, sofrida em meados de junho. Após mais de um mês ausentes do Circuito Mundial, ela e a parceira Larissa retornaram hoje, para a estréia no Grand Slam de Klagenfurt, e venceram os dois jogos que disputaram.

Cabeças-de-chave número 1 na Áustria, as brasileiras obtiveram dois êxitos tranqüilos no primeiro dia da chave principal. Primeiro, superaram as desconhecidas tchecas Novakova e Tobiasova por 2 sets a 0, parciais de 21-16 e 21-17, em 49 minutos. Em seguida, num tempo ainda menor, 36 minutos, a dupla despachou as italianas Gioria e Momoli também sem ceder sets, com 21-16 e 21-12.

"Logo que entramos em quadra, todo mundo ficou olhando para Juliana com aquela expectativa para sua atuação nos seus primeiros jogos. E ela mostrou a todos a sua força e garra, além do grande trabalho de recuperação feito por nossa comissão técnica e que nos ajudou a garantir a nossa parceria nas Olimpíadas", contou Larissa. "No primeiro jogo, Juliana sacou bem, fez aces e virou todas as bolas importantes. Na segunda partida, jogamos também concentradas e tudo deu certo".

Juliana fez questão de agradecer o apoio recebido da parte de outras atletas. "Desde o primeiro dia na Áustria venho recebendo muito apoio das jogadoras que disputam o Circuito Mundial e estou muito feliz. Pude mostrar nesses dois primeiros jogos do Grand Slam que estou preparada para Pequim", declarou a jogadora, que atuou usando uma joelheira especial. Até as Olimpíadas, Juliana continuará fazendo fisioterapia diariamente com o médico Jullius Queiroz por precaução.

Juliana e Larissa não disputaram as últimas quatro etapas do Circuito (Gstaad, Marselha, Moscou e Stavanger), além de terem participado apenas do primeiro jogo em Paris, quando Juliana se machucou. Por isso, o Grand Slam austríaco é importantíssimo para a dupla recuperar ritmo de jogo a duas semanas das Olimpíadas.

Outras duas duplas brasileiras em Klagenfurt também tiveram 100% de aproveitamento no primeiro dia de competição. Renata e Talita, que também estarão em Pequim no mês que vem, arrasaram as austríacas Gschweidl e Hansel (21-19 e 21-13) e as gregas Koutromanidou e Tsiartsiani (21-16 e 21-13). Enquanto isso, Ana Paula e Shelda, que vêm do título do Grand Slam de Gstaad, fizeram estrago com as espanholas Liliana e Baquerizo (21-13 e 21-11) e com as russas Uryadova e Shiryaeva (21-10 e 22-20).

Apenas Maria Elisa e Val, saídas do qualifying, tiveram um tropeço nesta quarta. Logo no primeiro jogo, as brasileiras foram surpreendidas pelas alemãs Brink-Abeler e Jurich com um duplo 21-17. Depois, porém, recuperaram-se com uma vitória sobre as suíças Trüssel e Schmocker (21-19 e 21-15).

As quatro duplas brasileiras voltam à quadra austríaca amanhã para tentar vaga nas oitavas-de-final.

*Atualizada às 14h55

Compartilhe: