UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/07/2008 - 11h19

Tradição japonesa inspira judocas na preparação para Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Treinando em um ambiente que resgata as origens do judô, a seleção brasileira foi passar os últimos dias antes da chegada nos Jogos Olímpicos de Pequim no Japão. A aclimatação no país berço da modalidade inspira os 13 atletas olímpicos que treinam no International Budo University, em Katsuura, até o dia cinco de agosto, quando embarcam para China.

Divulgação/CBJ
Brasileiros treinam na terra natal do judô antes dos Jogos Olímpicos de Pequim
Divulgação/CBJ
Atletas se preparam para iniciar as atividades no Budokan International
CONFIRA INFOGRÁFICO DE JUDÔ
CONHEÇA A EQUIPE OLÍMPICA
"Sempre achei o Japão um lugar muito especial, o que torna esse período de aclimatação mais prazeroso. Estou tentando absorver a energia positiva daqui ao máximo!", diz o medalhista olímpico Leandro Guilheiro, bronze em Atenas 2004 no peso leve.

Campeão mundial em 2007 e bronze no mundial de 2005, o meio-pesado Luciano Correa revela ficar inspirado em treinar na terra natal do judô. "O Japão tem uma importância fundamental para todos os judocas. Por isso treinar aqui antes de uma competição tão importante é bom. Melhor ainda é pegar o espírito guerreiro daqui e levar conosco para a China", comenta Luciano.

O pesado João Gabriel Schlittler, bronze no Mundial 2007, também partilha a mesma opnião.

"Realmente conhecer o Japão e presenciar as tradições do nosso esporte é muito legal. Dá uma certa energia que nos leva a querer mais", afirma João, que já esteve três vezes no país.

O judô foi criado no Japão em 1882 por um jovem de 22 anos, Jigoro Kano, que virou um dos símbolos da modalidade. Sua imagem está em todas as salas de treinamento, como se estivesse observando e abençoando os atletas em cima do tatame.

Compartilhe: