UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/07/2008 - 10h04

Equipe de Bassul perde a segunda para Austrália

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A equipe de basquete feminino do Brasil foi derrotada pela Austrália por 85 a 62, em Sydney, no segundo amistoso preparatório para Pequim-2008. A partida anterior, na última segunda-feira, também terminou com uma derrota brasileira.

Classificada para os Jogos Olímpicos com a última vaga do pré-olímpico Mundial, a seleção de Paulo Bassul escolheu um adversário duríssimo para a preparação. A Austrália é a atual campeã mundial e vice-campeã olímpica, além de contar com a estrela Lauren Jackson, que jogou apenas o primeiro amistoso.

Nesta quarta-feira, a lateral-pivô foi poupada por conta de dores no tornozelo direito. "É decepcionante não estar em quadra, mas as lesões são parte do jogo. Mas estarei de volta para os Jogos", avisa a atleta do Seattle Storm, da WNBA.

Na ausência de Jackson, foi a vez da pivô Suzy Batkovic liderar a equipe para vitória ao marcar 17 pontos e seis rebotes em apenas 20 minutos de atuação. A cestinha do lado brasileiro foi a lateral Karla, com 16 pontos. A pivô Mamá marcou outros 12 pontos, além de pegar cinco rebotes.

As brasileiras começaram bem abrindo 9 a 6 logo no início da partida e terminando o primeiro quarto apenas cinco pontos atrás. A situação não mudou muito no período seguinte, e a equipe de Bassul seguiu competitiva, terminando o primeiro tempo perdendo por apenas 34 a 27.

O terceiro período foi decisivo para as campeãs mundiais que abriram uma vantagem de 17 pontos, permitindo ao técnico australiano colocar as reservas em quadra. Ainda assim, as brasileiras não conseguiram segurar o ritmo das adversárias que encerraram a série de dois amistosos com uma vitória por 85 a 62.

Na noite anterior ao amistoso, o técnico Paulo Bassul recebeu uma má notícia. A pivô Erika foi cortada depois de sentir dores logo após jogar uma partida pelo Atlanta Dream, da WNBA. Constatou-se que a atleta não está recuperada da fratura por estresse no pé que a afastou do pré-olímpico. Em seu lugar foi chamada a pivô Grazi, que atua no basquete húngaro.

A Chefia da Missão Brasileira em Pequim-2008 fará um pedido para substituição da inscrição de Érika por Grazi. A pivô que atua na Hungria já vem acompanhando a seleção e participou dos jogos contra a Austrália. "Em caso de contusão como esse, a substituição e possível", explica Marcus Vinicius Freire, chefe de missão do Brasil.

Compartilhe: