UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/07/2008 - 08h59

China nega que há ginastas menores de 16 anos competindo em Pequim

Das agências internacionais
Pequim (CHN)
Os chineses desmentiram novamente nesta quarta-feira os boatos sobre o fato de levarem para participar da equipe feminina de ginástica artística, durante as olimpíadas, atletas menores de 16 anos.

"As idades destes atletas foram registradas em função da sua carteira de identidade e de outros documentos legais apresentados pela associação de ginástica do país, declarou Zhang Peiwen, porta-voz da Associação de Ginástica da China, ao jornal Diário da China.

Apesar dos documentos, muitos jornais e diários online, além do jornal New York Times, continuam a afirmar que He Kexin e Jiang Yuyuan, ambos selecionados para disputar as Olimpíadas de Pequim, tem menos de 16 anos, idade mínima para participar dos Jogos desde 1997.

Segundo as cópias da carteira de identidade, ambos os meninos possuem 16 anos. He nasceu em 1992, enquanto Jiang em 1991, mas os jornais continuam afirmando que, a partir da lista de atletas chineses, pode-se entender que estes atletas têm apenas 14 anos.

No site oficial Chengdu Sports Bureau há um arquivo de 2006 que diz que Kexin nasceu no dia 1 de Janeiro de 1994.

Em 1976, a romena Nadia Comaneci tinha apenas 14 anos quando ganhou a medalha de ouro. Porém, com a nova regra, os Jogos pedem que o atleta tenha 16 anos completos até o final do ano olímpico.

Compartilhe: