UOL Olimpíadas 2008 Notícias

29/07/2008 - 17h00

Mais velho entre os nadadores, Castro comemora auge veterano

Bruno Doro
Em Macau (CHN)
Mais velho nadador da equipe brasileira, o mineiro Rodrigo Castro está comemorando. Além de ter se classificado para sua terceira Olimpíada - é o único brasileiro a chegar à marca em Pequim-2008 - ele ainda mostrou que a natação não é feita apenas para os recém saídos da adolescência.

"Já é difícil melhorar o tempo. Quando você é mais velho então, todo mundo chega e elogia quando você consegue: 'Poxa Rodrigo, você nada muito'. Esses elogios só fazem a gente crescer. É bacana ver o pessoal mais novo se espelhando em você", conta o nadador.

Não à toa, ele é apontado como um dos líderes do elenco. E, segundo seu técnico, Fernando Vanzella, teve influência muito positiva no treinamento de Thiago Pereira, uma das grandes estrelas da natação brasileira.

"Rodrigo é um irmão mais velho, ajuda na motivação, gosta muito de treinar, é um cara de muita raça e isso passou um pouco para o Thiago. Ele também é (raçudo, motivado), mas mais na competição e o Rodrigo passou para ele essa postura de treinos."

Rodrigo vai nadar em três provas em Pequim: nos revezamentos 4 x 100 m e 4 x 200 m livres, além dos 200 m livre. Sem a badalação dos colegas como César Cielo e Thiago Pereira, ele também é apontado como líder da equipe de natação. Mas ele nega o status.

"O pessoal tem a mesma idade, fica mais entrosado, fica mais unido e isso é mais importante do que ter uma referência. Os dois revezamentos estão muito unidos é aí que faz diferença", completa.

Compartilhe: