UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/07/2008 - 22h03

Para reduzir 'maratona', seleção feminina faz últimos treinos em SP

Paula Almeida
Em Barueri (SP)
A seleção feminina de vôlei realizou nesta segunda-feira, em Barueri (SP), o primeiro de seus dois últimos treinos no Brasil antes de seguir para a Ásia, para a disputa dos Jogos de Pequim. A escolha da cidade paulista não foi em vão, feita pelo técnico José Roberto Guimarães.

O grupo desembarcou no dia 15 de julho em Guarulhos (SP) após conquistar o hetpacampeonato do Grand Prix. Na semana seguinte, mais precisamente no dia 26, todo a equipe já estava em Saquarema (RJ) para uma nova rodada de treinamentos. No último final de semana, as comandadas de José Roberto Guimarães tiveram dois dias de folga. Nesta terça, à noite, a delegação embarca para Tóquio (com escala de mais de cinco horas no Canadá) para aclimatação. E no dia 5, viaja para Pequim. Uma verdadeira maratona.

Para evitar que a o período de vôos fosse ainda maior, o treinador solicitou que o time realizasse seus dois últimos treinos no estado de São Paulo, já que o embarque será feito a partir do aeroporto de Cumbica.

"A gente viaja aqui de São Paulo. Ir para Saquarema na segunda-feira para voltar a São Paulo na terça seria loucura", explicou Zé Roberto. "Eu conheço as pessoas aqui do ginásio, moro em Barueri, por isso escolhi esse lugar".

A opção por Osaka, no Japão, também foi detalhadamente pensada. Segundo o técnico do combinado feminino, a parada na cidade japonesa permitirá um maior período de treinos.

"Nós teríamos apenas 1h30 de treino por dia em Pequim. Isso é muito pouco para quem está acostumado a treinar seis horas. Por isso muitas delegações optam por fazer sua aclimatação em cidades vizinhas. Nós vamos para Osaka, no Japão, onde vamos poder manter a rotina de seis horas diárias de treinamento", afirmou.

Na sessão desta segunda, a comissão técnica explorou os trabalhos de ataque e defesa, primeiramente em quadra reduzida e com menos jogadoras em campo. Depois, com o time completo, usando todas as dimensões do local.

O treino foi acompanhado de perto pelas categorias de base da equipe local de Barueri e por outros torcedores da cidade. Também estavam presentes amigos e familiares da delegação.

Nesta terça, a seleção volta a treinar em Barueri, pela manhã. À tarde, o grupo fará uma sessão de musculação e à noite, às 21h45, viajará para o Canadá.

Compartilhe: