UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/07/2008 - 12h22

Anthony enaltece importância da seleção: "o time está sempre lá"

Bruno Doro
Em Macau (China)
A seleção dos Estados Unidos de basquete chegou nesta segunda-feira em Macau, para dois amistosos, os primeiros na China antes dos Jogos Olímpicos de Pequim. Logo na chegada ao país das Olimpíadas, o ala Carmelo Anthony deu um recado aos atletas brasileiros que pediram dispensa da seleção que falhou no Pré-Olímpico de Atenas.

Flávio Florido/UOL
Aos 24 anos, Carmelo Anthony disputa, na China, a segunda Olimpíada da carreira
VEJA FOTOS DO TREINO DOS EUA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE BASQUETE
CALENDÁRIO OLÍMPICO DO BASQUETE
"Quando eu coloco a camisa da seleção nacional, estou representando os meus pais, a cidade em que nasci, a cidade em que jogo, o meu país. Então, se dão a você a chance de jogar pela seleção, você tem de ir. O seu time vai estar sempre lá, esperando por você", disse o jogador, questionado sobre a atitude dos três brasileiros da NBA.

Nenê, companheiro de Anthony no Denver Nuggets, Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, e Leandrinho, do Phoenix Suns, não se apresentaram ao técnico Moncho Monsalve para o torneio grego, no início de julho. Todos alegaram lesões. O time ainda não teve Guilherme, que pediu dispensa por motivos particulares, e Valtinho, que recusou a convocação.

Nos Estados Unidos, o caso foi diferente. Kobe Bryant e LeBron James, considerados os dois maiores jogadores da NBA, estão em Macau e vão para os Jogos. Ambos se comprometeram, em 2005, a defender a seleção em todo o período pré-olímpico. Bryant teve de pedir dispensa em 2005, por problemas legais, e 2006, quando operou o joelho, mas disputou o Pré-Olímpico de Lãs Vegas em 2007.

LeBron esteve no time que falhou no Mundial de 2006, em que os EUA perderam para a Grécia na semifinal. Na competição, James, Anthony e Dwayne Wade foram as estrelas do time, terminaram criticados, mas ainda assim mantiveram o compromisso de seguir com o time nacional norte-americano para o ciclo olímpico.

No ano passado, já com a companhia de Bryant e do armador Jason Kidd (que não competiu em 2005 e 2006 por problemas físicos), os EUA passaram sem dificuldade pelo Pré-Olímpico das Américas. "Com os dois, temos um time muito mais forte do que em 2006", afirma Anthony.

Os EUA ficarão em Macau até o dia 1º de agosto. Até lá, serão dois amistosos, contra a Turquia na quarta-feira e a Lituânia na quinta, sempre no ginásio do hotel-cassino The Venetian. Nas Olimpíadas, os norte-americano estão no grupo B, ao lado de China, Angola, Espanha, Grécia e Alemanha. Os donos da casa são o primeiro adversário, logo no dia 10, quando começa o torneio de basquete masculino.

Compartilhe: