UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/07/2008 - 11h12

Basquete do Brasil perde para campeãs mundiais em amistoso

Das agências internacionais
Em Wollongong (Austrália)
Sem as pivôs Kelly e Érika, comprometidas com a WNBA, o Brasil viu uma atuação marcante da melhor jogadora da liga feminina de basquete norte-americano em 2007 no time adversário. Lauren Jackson, pivô, levou a seleção australiana à vitória contra o time brasileiro, por 99 a 62, nesta segunda-feira, em amistoso realizado na cidade de Wollongong (Austrália).

Alexandre Vidal/CBB
Claudinha foi cestinha brasileira com 12 pontos. Times se reencontram quarta, 6h
TUDO SOBRE OLIMPÍADAS
VEJA O CALENDÁRIO DAS PROVAS
LEIA MAIS SOBRE BASQUETE
As brasileiras seguraram o time adversário no primeiro quarto, terminando o tempo a apenas três pontos da seleção dona da casa. Nos quartos seguintes a Austrália deslanchou no jogo, marcando 74 pontos enquanto as brasileiras converteram apenas 44. No terceiro período da partida, as australianas chegaram a fazer 20 pontos seguidos sem qualquer cesta para o Brasil.

"Apesar do resultado, vi coisas boas na equipe, especialmente no primeiro tempo. Estamos longe do ideal, mas tenho certeza que jogaremos melhor na segunda partida", explicou o técnico Paulo Bassul. Brasil e Austrália voltam a se enfrentar na quarta-feira, às 6h (horário de Brasília) em Sydney.

A seleção brasileira não pôde contar também com a ala Micaela, que se recupera de lesão.

Jackson, capitã das atuais campeãs do mundo, fez 19 pontos e sete rebotes e foi a cestinha da partida. Pelo Brasil, a principal pontuadora foi a armadora Claudinha, com 12 pontos.

A Austrália aspira ao ouro em Pequim após a conquista da prata nas últimas duas Olimpíadas, perdendo em ambas as finais para a seleção norte-americana.

As seleções de Brasil e Austrália já se enfrentaram 12 vezes em competições oficiais, com dez vitórias australianas contra duas da seleção brasileira.

Uma derrota marcante para as brasileiras aconteceu no Mundial de 2006, em São Paulo, quando a Austrália tirou o Brasil da competição nas semifinais e acabou levando o título.

Na Olimpíada de Pequim, a seleção brasileira está no Grupo A e terá a Austrália como adversária na primeira fase, além de Coréia do Sul, Letônia, Rússia e Bielorrússia. A primeira partida olímpica será contra as sul-coreanas, no dia 9 de agosto.

Compartilhe: