UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/07/2008 - 09h46

Comitê Olímpico Dinamarquês revela ciclista pego no antidoping

Das agências internacionais
Em Copenhague (Dinamarca)
Um atleta dinamarquês do mountain bike aumentou nesta segunda a lista de esportistas envolvidos em doping em Pequim-2008. O ciclista Peter Riis Andersen foi flagrado com a substância proibida EPO (eritroproteína, hormônio sintetizado em laboratório) no sangue.

Andersen foi expulso da delegação olímpica da Dinamarca após a contraprova do exame confirmar o doping. O ciclista admitiu ter ingerido a droga, pressionado por uma série de maus resultados.

"Só conseguia pensar em elevar meu desempenho para os Jogos Olímpicos. Senti que a substância estava funcionando bem. Acho que é covardia trapacear no esporte, mas pior ainda seria não admiti-lo", disse Andersen à imprensa.

O atleta, de 28 anos, fez o teste ministrado pela Anti Doping Denmark no último dia 25 de junho, revelou seu clube na Alemanha, o ALB-GOLD. O Comitê Olímpico Dinamarquês e a Confederação dos Esportes da Dinamarca confirmaram em coletiva de imprensa esta manhã que Andersen deu resultado positivo para EPO.

O ALB-GOLD despediu Andersen após a constatação do doping. O ciclista participou de Atenas-2004, ficando em 18º no cross-country.

Compartilhe: