UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/07/2008 - 09h12

Cubo d'Água recebe primeiros nadadores para treinos

Das agências internacionais
Em Pequim (China)
Quando faltam onze dias para a abertura dos Jogos Olímpicos, o Centro Aquático Nacional, mais conhecido com Cubo d'Água, que sediará as competições de natação, já está sendo utilizado como centro de treinamentos de dez delegações olímpicas desde domingo.

Toru Yamanaka/
Ouro duplo em Atenas-2004, Kitajima treina para repetir conquistas em Pequim-2008
TUDO SOBRE OLIMPÍADAS
VEJA O CALENDÁRIO DAS PROVAS
LEIA MAIS SOBRE NATAÇÃO
Um dos atletas presentes neste primeiro dia de treinos foi o japonês Kosuke Kitajima, ouro nos 100 m e 200 m peito em Atenas-2004. "Quero me concentrar no treinamento para manter a forma", afirmou o nadador, que se diz bem física e mentalmente para competir.

Depois de baixar em quase um segundo o recorde mundial dos 200 m peito, deixando a marca em 2min07s51, Kitajima se mostrou confiante com a convocação olímpica e confessou: "agora, a única coisa que tenho em mente é ganhar o ouro em Pequim".

Os japoneses fizeram uma breve sessão de treinos no domingo, e nesta segunda foram os primeiros a chegarem ao Cubo d'Água, para um treino de três horas de duração. Na terça pela manhã, Kitajima e seus companheiros abandonam Pequim e se concentram em Chejudo, Coréia do Sul, para voltar no próximo dia 2 à capital chinesa.

Junto do medalhista japonês, as raias do Cubo d'Água já receberam nadadores e saltadores da Irlanda, Nova Zelândia, Líbia e Romênia, entre as várias delegações já presentes na vila olímpica.

O Cubo é uma das instalações mais emblemáticas dos Jogos de Pequim-2008, com sua estrutura marcada por membranas plásticas que permitem a passagem da luz natural. Na sede dos esportes aquáticos serão disputadas 42 medalhas de ouro na natação.

Compartilhe: