UOL Olimpíadas 2008 Notícias

27/07/2008 - 05h49

Pequim inaugura oficialmente a Vila Olímpica

Da EFE
Em Pequim (China)
Foi inaugurada hoje a Vila Olímpica dos Jogos de Pequim, um complexo de 42 prédios que receberá no próximo mês milhares de atletas e treinadores para o maior evento esportivo mundial.

David Gray/Reuters
O gigante Yao Ming, da seleção chinesa de basquete, sorri durante abertura da Vila
VEJA FOTOS DA ABERTURA DA VILA
POLONESES ENTRAM NA VILA
PÁGINA DA OLIMPÍADA DE 2008
Os primeiros atletas a chegar à Vila Olímpica foram os chineses, entre eles duas grandes estrelas do esporte nacional: o pivô Yao Ming, que joga na NBA, e o campeão olímpico dos 110 metros com barreiras Liu Xiang.

Pouco depois, chegaram os atletas da Polônia, a primeira delegação a desembarcar em Pequim, que já mandou à China 42 de seus atletas que disputarão os Jogos.

A prefeita da Vila Olímpica, Chen Zhili (ex-ministra da Educação), destacou na inauguração que o local "tentará satisfazer as necessidades de pessoas com diferentes culturas e credos".

A Vila Olímpica está localizada na zona norte de Pequim, onde se encontram também os principais estádios dos Jogos, como o "Ninho de Pássaro" (Estádio Olímpico) e o ginásio que receberá as provas de natação.

A porta-voz da Vila Olímpica, Deng Yaping, assegurou esta semana que todos os atletas que participarão dos Jogos ficarão hospedados no local, incluindo os de Estados Unidos e Rússia, desmentindo assim rumores de esses dois países levariam seus representantes para outros pontos de Pequim.

No entanto, os rumores continuam: neste sábado, a agência "Xinhua" ssegurou que alguns atletas americanos, como a equipe de basquete masculino, fizeram reserva em hotéis da cidade.

Compartilhe: