UOL Olimpíadas 2008 Notícias

26/07/2008 - 11h16

Invictas, Ana Paula e Shelda vencem o Grand Slam da Suíça

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Após perderem a vaga olímpica para Renata e Talita, Ana Paula e Shelda mostraram superação neste sábado e acabaram conquistando de forma invicta o Grand Slam de Gstaad (SUI), penúltima etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia antes das Olimpíadas de Pequim.

Divulgação/FIVB
Sem perder nenhuma partida, Ana Paula e Shelda ganharam o ouro em Gstaad (SUI)
VEJA FOTOS DO TÍTULO BRASILEIRO
BRASIL PERDE NA SEMI DA LIGA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
Nesta última semana em areias suíças, a dupla brasileira formada no final de 2007 disputou sete partidas desde o início da competição, na última quarta-feira, e venceu todas.

Neste sábado, Ana Paula e Shelda fizeram dois jogos. Na semifinal, as brasileiras tiveram muito trabalho, mas venceram as chinesas Xue e Zhang Xi por 2 sets a 1, parciais de 18-21, 21-16 e 15-13, em 1h de partida.

Na disputa pela medalha de ouro, Ana Paula e Shelda mostraram que o jogo apertado das semifinais não se repetiria. Em apenas 39 minutos, as brasileiras cravaram um duplo 21-15 sobre as chinesas Tian Jia e Wang e conquistaram o título da etapa suíça.

Na briga pela medalha de bronze, melhor para as chinesas Xue e Zhang Xi, que superaram as australianas Cook e Barnett por 2 a 0 (21-18 e 21-13).

Este é o segundo título de Ana Paula e Shelda na temporada 2008 do Circuito Mundial. As brasileiras já haviam conquistado o ouro no Aberto de Stare Jablonki (POL), em junho.

Além das duas medalhas de ouro em 2008, Ana Paula e Shelda conquistaram também uma prata no Aberto da Coréia, em maio, e um bronze na etapa da Austrália, em março.

Sem conseguir uma das duas vagas brasileiras em Pequim, Ana Paula e Shelda terão que se contentar com a reserva de Juliana/Larissa e Renata/Talita, respectivamente.

Antes dos Jogos Olímpicos, no entanto, Ana Paula e Shelda devem participar do Grand Slam de Klagenfurt (AUT), na próxima semana.

Recorde pessoal

Ao lado da ex-parceira Adriana, Shelda já havia faturado outra medalha de ouro, além de duas de prata e outras duas de bronze. Com isso, a atleta brasileira é uma das principais medalhistas do Grand Slam da Suíça, perdendo apenas para as norte-americanas May-Treanor e Walsh, donas de cinco ouros e um bronze.

Liderança do ranking mundial

Com a vitória em Gstaad, Ana Paula e Shelda dispararam na liderança do ranking mundial de 2008. O título na Suíça rendeu mais 800 pontos para a dupla brasileira, que agora soma 5.400, contra os 4.480 das compatriotas Renata/Talita e os 4.060 das norte-americanas Branagh-Youngs.

Fora da disputa nos Jogos Olímpicos de Pequim, Ana Paula e Shelda têm grandes chances de conquistarem o título mundial em 2008.

Além do título na Suíça, a parceria conquistou em 2008 a medalha de ouro em Stare Jablonki (POL), prata em Seul (COR), bronze em Adelaide (AUS), e o quarto lugar em Xangai (CHN) e em Stavanger (NOR).

Compartilhe: