UOL Olimpíadas 2008 Notícias

25/07/2008 - 10h11

Atleta da NBA será o porta-bandeira da Rússia

Das agências internacionais
Em Moscou (RUS)
O jogador de basquete Andrei Kirilenko, que atua pelo Utah Jazz, da liga norte-americana de basquete (NBA), será o porta-bandeira da delegação russa na abertura dos Jogos de Pequim, dia oito de agosto. O presidente do Comitê Olímpico Russo, Leonid Tiagachov, fez o anúncio nesta sexta-feira, acabando com o suspense que rondava a escolha do nome russo.

  • JAVIER SORIANO/AFP

    Bandeira russa tremulará nas alturas

    Primeiramente foi proposto que a porta-bandeira fosse uma mulher e o nome da saltadora Yelena Isinbayeva foi o primeiro a ser cotado, porém a atleta rechaçou a oferta. Em seguida, o cogitou-se a tenista Maria Sharapova para carregar a bandeira russa, porém o capitão da equipe olímpica de tênis, Shamil Tarpíschev, negou a oferta.

    A Rússia, que foi ultrapassada pela China no quadro de medalhas olímpicas em Atenas-2004, ficando com o terceiro lugar, conseguiu mais medalhas na oportunidade que o gigante asiático, porém, teve cinco ouros a menos. Para Pequim, a expectativa russa é de subir ao pódio de 80 a 90 vezes e conquistar entre 35 e 40 medalhas de ouro.

    A equipe olímpica russa, com 467 atletas, será uma das mais numerosas dos Jogos de Pequim e espera chegar aos seus melhores resultados na pista de atletismo, no nado sincronizado, boxe, tênis, luta livre e ginástica rítmica.

    Compartilhe: