UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/07/2008 - 09h44

Dunga tira peso de Ronaldinho, o mais experiente em Pequim

Das agências internacionais
Em Cingapura
Depois de convocar Ronaldinho para ser seu mais experiente jogador nas Olimpíadas de Pequim, Dunga tenta tirar do ombro do meia-atacante recém-contratado pelo Milan o peso de ser o maestro da seleção que buscará a ainda intocada medalha de ouro em Pequim. Nesta quinta-feira, primeiro dia de trabalho da seleção em Cingapura, o treinador garantiu que o jogador já recuperou a forma física e está pronto para jogar. No entanto, não pode carregar muita responsabilidade.

"Ronaldinho é um membro muito importante de nossa equipe e está recuperado de todos os seus problemas. O mais importante para nós é que ele está feliz e sorrindo novamente. Isso faz com que as coisas sejam mais fáceis para nós", disse Dunga. Claro que ele não pode ter toda a responsabilidade em seus ombros. Mesmo que seja tão importante, completou o treinador.

Ronaldinho Gaúcho não disputa uma partida oficial desde o dia 9 de maio e não veste a camisa da seleção brasileira desde novembro. Em sua última temporada pelo Barcelona, Ronaldinho disputou apenas 26 jogos. Depois, por problemas físicos e baixo nível técnico, foi preterido no clube até ser colocado na lista de transferências e negociado com o Milan.

Dunga, porém, não tinha pretensões de convocar Ronaldinho Gaúcho para os Jogos Olímpicos, mas teve que "engolir" o jogador outorgado por Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O mandatário, que impôs o meia-atacante no time em entrevista a uma emissora de televisão, afirmou que não poderia ficar de braços cruzados enquanto via clubes impedirem seus jogadores com mais de 23 anos de integrarem a seleção olímpica.

Dunga também comentou a situação de Robinho, que no dia da apresentação da seleção olímpica em Paris, foi vetado pelo Real Madrid supostamente por conta de uma lesão no púbis. O técnico lamentou a ausência de seu principal atacante, mas minimizou a falta de Robinho.

"O Real Madrid está exercendo seu direito. Robinho é um grande jogador e sentiremos muita falta dele, mas temos uma grande equipe aqui", disse o treinador que, para o lugar do atacante que fazia parte da lista de três jogadores com mais de 23 anos, chamou Ramires, um volante que ainda tem idade olímpica. Desta forma, o grupo de Dunga tem apenas Ronaldinho Gaúcho e o zagueiro Thiago Silva como "veteranos".

A confiança de Dunga na equipe que levou para a China é tão grande que, para ele, só o ouro interessa. "Para as outras equipes, uma medalha de prata ou bronze pode estar bom. Mas, para o Brasil, tem que ser ouro", disse o treinador.

Compartilhe: