UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/07/2008 - 17h36

Espanha vence Argentina no confronto dos campeões

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Um amistoso no Palacio de los Deportes, em Madri, reuniu nesta terça-feira duas das principais forças do basquete mundial. A atual campeã olímpica Argentina enfrentou a campeã mundial de 2006, Espanha. Os anfitriões levaram a melhor por 90 a 88, em uma partida decidida nos últimos segundos.

O jogo que celebrou os 70 anos do diário espanhol Marca foi chamada de Desafio das Estrelas pelos espanhóis e valeu como preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim. Favoritas à medalha de ouro na China, as duas seleções estão em grupos diferentes no torneio, o que abre a possibilidade de um confronto eliminatório entre os dois times, na segunda fase da competição.

Para os argentinos, o confronto tem sabor de vingança. Em 2006, no campeonato mundial do Japão, a equipe de Manuel Ginobili foi eliminada na semifinal pelos próprios espanhóis em partida decidida no último arremesso. Andres Nocioni teve a oportunidade para a Argentina, mas falhou.

A motivação da Argentina, contudo, não se refletiu nos primeiros minutos da partida. Jogando em casa, os espanhóis começaram melhor, abrindo uma vantagem confortável de dez pontos sobre a campeã olímpica em Atenas-2004.

No segundo tempo, entretanto, as coisas começaram a mudar para a equipe da Argentina. Com uma defesa mais forte e um ótimo aproveitamento da linha de três pontos, os sul-americanos encostaram no marcador, diminuindo a diferença para quatro pontos faltando um minuto para o fim da partida.

Dois lances-livres de Roman Gonzalez colocaram a Argentina apenas dois pontos atrás a menos de um minuto do fim da partida. No final do jogo, coube à revelação do basquete espanhol, Ricky Rubio, arremessar dois lances-livres para decidir o jogo. O jovem de 17 anos converteu apenas uma oportunidade, o suficiente para selar a vitória da Espanha por 90 a 88.

José Calderón, da Espanha, foi o destaque pelo lado dos anfitriões com 18 pontos, incluindo quatro bolas de três pontos. Na Argentina, Ginobili, com arremessos decisivos no último quarto, foi o maior anotador, também com 18 pontos.

Compartilhe: