UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/07/2008 - 15h11

Zé Roberto afirma que seleção está focada para chegar à final olímpica

Heloisa de Guide
Em São Paulo
Após a conquista do heptacampeonato do Grand Prix, o técnico José Roberto Guimarães afirmou que as jogadoras estão focadas na tarefa de chegar a primeira final olímpica nos Jogos de Pequim, superando assim a "síndrome das semifinais" que tem rondado o vôlei feminino do Brasil nas Olimpíadas.

"As jogadoras estão conscientes dos problemas que enfrentamos, das derrotas e das vitórias que tivemos nestes últimos anos. O problema é que aqui no Brasil se valoriza pouco o segundo lugar, então sabemos que será necessário um grande esforço", justificou Zé Roberto.

"Nesse ciclo olímpico, nosso time venceu 88% dos jogos, e isso é bastante significativo. A responsabilidade existe, mas o time está consciente e vai lutar por medalha nas Olimpíadas de Pequim", acrescentou o treinador da seleção.

Presente na conquista do 4º lugar do Brasil nos Jogos de Atenas-2004, a experiente ponta Valeskinha, do Osasco, garante que as 12 jogadoras estão focadas na briga por mais uma medalha olímpica.

"Queríamos decidir logo em Atenas, e acabamos não conseguindo fazer as escolhas certas. Estamos mais amadurecidas e mais conscientes. O Zé Roberto sempre nos mostrou que todas as bolas são importantes e a gente nunca pode ficar desatenta. Essa lição é importante", explicou Valeskinha.

"Quando a gente perde, também não é só fator nosso, já que a equipe adversária saiu com a vitória por méritos próprios. Estamos apostando na força e na concentração", acrescentou.

Confiante no grupo, o técnico brasileiro fez questão de ressaltar as qualidades das 12 jogadoras escolhidas para representar o país em Pequim. "O bom desse time é que está todo mundo no mesmo nível. A gente procurou revezar bastante porque vamos precisar todo mundo", afirmou Zé Roberto, que preferiu não revelar se já escolheu qual será o time titular.

"Quero ter 12 jogadoras titulares. Minha intenção é ter muitas dúvidas e muitos problemas... no bom sentido, claro. Isso porque a força do nosso grupo não está somente nas seis jogadoras que começam jogando", finalizou o técnico.

Para a disputa das Olimpíadas de Pequim, Zé Roberto convocou as levantadoras Carol Albuquerque e Fofão, as pontas Jaqueline, Mari, Paula Pequeno, Sassá e Valeskinha, a líbero Fabi, as centrais Fabiana, Walewska e Thaisa, além da oposto Sheilla.

Compartilhe: