UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/07/2008 - 20h49

Yane vence no Rio e está tranquila para o pentatlo em Pequim

Do UOL Esporte
em São Paulo
Única representante brasileira no pentatlo moderno em Pequim, Yane Marques encerrou sua temporada de treinos no Brasil com o pé direito. Depois de vencer no sábado a competição-treino realizada no Rio de Janeiro, que não contou com a prova de hipismo, a atleta embarcou neste domingo para Bordeaux, na França, onde segue sua preparação para os Jogos Olímpicos.

No tetratlo disputado no Rio, cerca de 20 competidores participaram das provas de corrida, natação, esgrima e tiro. "Acredito que fiz muito bem todas as provas. Consegui cumprir o esperado para os treinamentos. Além disso, atingi o objetivo principal, que era trazer para o treino o stress de uma competição", disse Yane ao jornal "Folha de Pernambuco".

A medalhista de ouro no Pan-2007 no pentatlo feminino precisava confirmar seu bom desempenho para embarcar tranqüila para a Europa. "Eu estava bastante nervosa, pois há algum tempo, participei de uma competição no Recife e não consegui apresentar aquilo que venho mostrando nos treinamentos", declarou ao jornal "Folha de Pernambuco". Em 1º de agosto, a atleta ainda viaja para a Coréia do Sul e fica até dia 16, quando embarca para a China.

No Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, disputado em maio, em Budapeste (Hungria), a brasileira conseguiu um 28º lugar entre as 36 participantes da competição.

Yane, que assegurou a classificação para Pequim-2008 com a vitória no Pan-2007, no Rio de Janeiro, ainda pode ter a companhia de outro brasileiro em Pequim. Wagner Romão foi escolhido como o primeiro reserva da prova masculina pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Em caso de desistência de algum dos 36 competidores, o brasileiro, por ser o melhor classificado no ranking mundial da modalidade, terá a chance de disputar os Jogos Olímpicos deste ano.

As provas do pentatlo moderno nestas Olimpíadas acontecem entre os dias 20 e 22 de agosto, e consistem nas competições de tiro, esgrima, natação, hipismo e atletismo.

Compartilhe: