UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/07/2008 - 11h42

Ciclista cubano Pedro Pablo Pérez sai do coma após acidente

Das agências internacionais
Em Havana (Cuba)
O ciclista Pedro Pablo Pérez, integrante da delegação cubana nos Jogos de Pequim-2008, saiu domingo do estado de coma, após ter sido internado com trauma cerebral devido a um acidente de carro. O ciclista, que estava ao volante quando se acidentou, na semana passada, continua em estado grave.

De acordo com o semanário oficial cubano "Trabajadores", a irmã do atleta, Mirtha Esther Pérez, disse que viu Pérez abrir os olhos na madrugada do último domingo, o que seria "um sintoma muito animador para a equipe médica e toda a família", segundo Mirtha.

Pérez sofreu um acidente automobilístico na segunda-feira passada, e desde então não foram divulgados maiores detalhes sobre o acontecido. O ciclista foi internado às pressas no hospital Abel Santamaría, na província de Pinar del Rio, oeste de Cuba, com o quadro de trauma cranial encefálico e lesão na coluna cervical.

Cinco vezes campeão da Volta Ciclística de Cuba, o atleta apresenta dificuldades neurológicas e respiratórias, e segue auxiliado por respiração artificial devido a uma inflamação pulmonar. O tratamento de Pérez utiliza antibióticos para proteger o ciclista de quaisquer complicações.

O boletim médico do hospital Abel Santamaría afirma que o atleta "segue em estado grave, mas já responde a ordens complexas e seu quadro está evoluindo dentro do previsto pelos médicos".

Compartilhe: