UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/07/2008 - 22h49

Bassul convoca pré-seleção olímpica feminina de basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O técnico da seleção brasileira feminina de basquete, Paulo Bassul, afirmou nesta sexta-feira que só irá definir as doze jogadoras que vão disputar os Jogos Olímpicos de Pequim nas vésperas da competição. Por ora, Bassul escolheu as onze atletas que embarcam para a Austrália, na próxima quinta-feira, Natália (armadora), Karina (pivô)e Jaqueline (ala/armadora) ficaram de fora. O Brasil disputa dois amistosos contra o time da casa em Wollongong (dia 28) e em Sydney (dia 30).

Estão escaladas Adrianinha e Claudinha (armadoras); Karen e Karla (ala/armadoras); Chuca, Fernanda e Micaela (alas); Êga, Franciele e Mamá (ala/pivôs); e Graziane (pivô). As pivôs Érika e Kelly se juntarão à equipe somente em Pequim.

"A Érika e a Kelly não ficaram com a equipe no período de treinos no Brasil por conta da WNBA. As duas só vão estar liberadas no dia 28. Por conta disso, não vamos precipitar a definição do grupo que vai a Pequim e viajaremos para a Austrália com onze jogadoras. O último corte só será feito na véspera da estréia contra a Coréia", explicou o técnico.

Bassul valorizou o confronto preparatório contra a Austrália antes da seleção embarcar para Pequim. "As australianas são as atuais campeãs mundiais e vão estar com a equipe completa para nos enfrentar. Será um excelente teste para nós. Contra elas, não vamos contar com a Érika, a Kelly e a Micaela. Mesmo parecendo um problema, a situação tem um lado positivo. Vamos poder avaliar o desempenho da equipe, sabendo que vamos ter reforço para Pequim", disse.

A pivô Franciele, caçula da equipe, não esconde a felicidade de estar cada vez mais perto de realizar o sonho. "Eu sei que ainda vai ter mais um corte, mas fico muito feliz por permanecer no grupo. Vou treinar cada vez mais forte. Sei que tenho que melhorar em vários pontos, mas vou me dedicar ainda mais para ajudar a equipe. O coração está batendo acelerado por estar cada vez mais perto de Pequim".

No dia 31, a delegação viaja da Austrália para Pequim e faz mais dois jogos antes da estréia nas Olimpíadas. As brasileiras enfrentam a Espanha, no dia 4 de agosto, e a Nova Zelândia, no dia 7 do mesmo mês.

Nas Olimpíadas, o Brasil está no Grupo A e terá como adversários na primeira fase a Coréia, a Austrália, a Letônia, a Rússia e a Bielorrússia. No Grupo B, estão China, Estados Unidos, Espanha, Mali, Nova Zelândia e República Tcheca.

Compartilhe: