UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/07/2008 - 19h40

Zé Roberto corta Joycinha e Carol Gattaz na definição de lista

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O técnico da seleção feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, divulgou nesta sexta-feira a lista com as 12 jogadoras que irão disputar os Jogos Olímpicos de Pequim. Das 14 pré-convocadas, ficaram de fora a meio-de-rede Carol Gattaz e a oposto Joycinha.

AS 12 CONVOCADAS
Levantadoras
Carol Albuquerque
Fofão
Pontas
Jaqueline
Mari
Paula Pequeno
Sassá
Valeskinha
Líbero
Fabi
Meio-de-rede
Fabiana
Walewska
Thaisa
Oposto
Sheilla
A lista não apresentou surpresas, pois as duas jogadoras não vinham sendo utilizadas com freqüência pelo técnico nos últimos jogos do Grand Prix e ficaram fora da fase final. José Roberto Guimarães optou por contar com a experiência da oposto Sheilla, que acaba de se transferir para o São Caetano, e com a juventude da meio-de-rede Thaisa, de 21 anos.

A seleção, que se reúne nesta segunda-feira no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, embarca para Pequim com a tarefa de chegar a sua primeira final olímpica e, assim, acabar de vez com a "síndrome das semifinais", que parece rondar o vôlei feminino brasileiro em Olimpíadas.

A campanha nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 deu força a esse estigma. Com o jogo nas mãos, as brasileiras venciam por 2 sets a 1 e tinham 24 a 19 a favor no quarto set contra a Rússia, mas permitiram a virada.

Com a derrota na decisão pela medalha de bronze contra Cuba, o quarto lugar do vôlei feminino foi uma das maiores decepções do Brasil em Atenas. Dois anos depois, a seleção voltou a pecar e perdeu a final do Mundial, realizado no Japão.

A seleção, que chegou às semifinais das quatro últimas edições dos Jogos Olímpicos e conquistou duas medalhas de bronze, chega a Pequim embalada pelo sétimo título no Grand Prix, fechando invicta a fase final, com apenas um set perdido.

Nas Olimpíadas, o Brasil estréia contra a Argélia em 9 de agosto. Na seqüência, a seleção enfrenta Rússia (dia 11), Sérvia (13), Cazaquistão (15) e Itália (17) pelo grupo B da competição.

Compartilhe: