UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/07/2008 - 09h46

Decisão de Chambers ir a Pequim é adiada para sexta

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)
O velocista Dwain Chambers terá que esperar até esta sexta-feira para saber se poderá participar dos Jogos Olímpicos de Pequim. O atleta move uma ação contra a Associação Olímpica Britânica (BOA), que vetou sua participação em Pequim, devido ao seu envolvimento com doping, há dois anos.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira, mas a Corte Máxima, para quem o atleta apelou, a adiou para sexta. A BOA então aguarda a posição do juiz responsável pelo caso para saber se inclui ou não o nome de Chambers à lista dos selecionados para os Jogos.

Chambers foi punido pela BOA em 2003, após atestar positivo para o esteróide THG. O atleta já cumpriu os dois anos da punição. No entanto, em casos olímpicos, a BOA não permite a participação de atletas pegos em doping.

Caso vença a disputa judicial contra a associação, Chambers já tem o índice para disputar os 100 m na China. O britânico, que voltou a competir neste ano, já venceu duas provas na modalidade. Na Grécia, ele bateu o americano Mardy Scales, com um tempo de 10s26. Já nas seletivas britânicas, disputadas em Birmingham, no último sábado, Chambers cravou 10s00 e garantiu a primeira colocação da prova.

A participação de Chambers nas Olimpíadas, no entanto, não é bem vista por alguns de seus compatriotas. Muitos atletas chegaram a assinar um documento dizendo serem contra a participação do corredor em Pequim. De acordo com os que assinaram o documento, o uso de esteróides deve ser punido com rigor e a ida de Chambers aos Jogos seria desastrosa neste sentido.

Compartilhe: