UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/07/2008 - 14h45

Novidade na convocação, amazona brasileira aguarda Doda e Pessoa

Rafael Carvalho
Em São Paulo
A amazona Camila Mazza, confirmada na equipe brasileira de salto que vai para a Olimpíada, atualmente está treinando sozinha na região de Mazeik, na Bélgica. Ela se juntará à equipe nacional de hipismo somente na semana que vem, quando os atletas brasileiros chegam também à Bélgica para treinar na hípica do técnico Nelson Pessoa. Camila está hospedada na casa de amigos e aproveita o haras particular da família para treinar até quatro horas por dia com seu castrado, Bonito Z.

Em relação à possível pressão de estrear em Olimpíada ao lado de cavaleiros experientes como Rodrigo Pessoa, Doda e Bernardo Alves, Camila se mostra tranqüila. "Eu não posso me sentir pressionada, tenho que ficar relaxada e tentar tirar de o melhor proveito da situação", completa.

No ano passado o cavalo de Camila adoeceu e a impediu de disputar uma vaga para o Pan do Rio. Agora com a recuperação completa do animal, a amazona aposta em um bom desempenho nas pistas Hong Kong, onde as provas de hipismo serão disputadas. "O cavalo está recuperado desde que retornou às competições. Aqui na Europa eu tive a sorte de fazer uma ótima programação, onde participei de concursos programados, coisa que eu não teria chance de fazer se ficasse no Brasil", explica.

Para ter a chance de participar de concursos internacionais de hipismo, o atleta que mora no Brasil deve estar bem colocado no ranking da Federação Eqüestre Internacional, porém, este ano, apenas o Grande Prêmio de Porto Alegre contou pontos para este ranking.

Sobre a expectativa antes da competição olímpica, Camila também se mostra bem centrada. "Estar na equipe brasileira de hipismo que disputará uma Olimpíada vai acrescentar muita coisa para o resto da minha vida. Tenho que estar com a cabeça tranqüila", finalizou.

A equipe brasileira de hipismo ainda aguarda a definição do último classificado para as Olimpíadas. A vaga será decidida entre os conjuntos Pedro Veniss/Un Blanc des Bancs, Bartolomeu Bueno de Miranda Neto/Daslu Replay e Yury Mansur Gueiros/Ideal de Balia. A última seletiva para a Olimpíada de Pequim acontecerá entre os dias 17 e 20 de julho, no CSI de Falsterbo, na Suécia. Na Olimpíada, as provas de salto serão disputadas entre os dias 15 e 21 de agosto, no centro eqüestre Sha Tin, no Jockey Club de Hong Kong.

Compartilhe: