UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/07/2008 - 11h03

Pequim anuncia que águas de Qingdao estão praticamente sem algas

Das agências internacionais
Em Pequim (China)
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (Bocog) anunciou nesta terça-feira que as águas da cidade litorânea Qingdao já estão basicamente limpas de algas. A região que sediará as provas de vela sofre de uma praga de algas verdes, que formaram um tapete sobre o mar.

De acordo com a agência chinesa Xinhua, o trabalho dos mais de 130 mil soldados e voluntários que passaram semanas retirando mais de 50 toneladas de algas foi realizado com êxito.

As poucas plantas que restaram nas águas de Qingdao não devem atrapalhar o desenvolvimento da competição. Na última semana, a superfície coberta pelas algas foi reduzida para 0,67 quilômetros quadrados, dos cerca de 50 km² que compreende a área da regata olímpica.

O presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), Hein Verbruggen, se disse confiante com os organizadores dos Jogos, em relação aos problemas com as algas e o ar poluído de Pequim.

O surgimento de algas verdes é um fato normal nesta época do ano na região, mas, em 2008, o número das plantas foi superior ao de 2007. Uma das explicações para este aumento da quantidade foi a própria poluição elevada na cidade, o que teria levado a multiplicação das algas.

Competidores de vela de mais de 30 países já estão treinando nas águas de Qingdao, entre eles os espanhóis que estão entre os favoritos a medalhas, Marina Alabau, que competirá no RX feminino, Aarón Sarmiento e Onán Barreiros, que disputarão o 470 masculino, e Natalia Vía-Dufresne, pelos 470 feminino. Durante esta última semana, os atletas tiveram que lidar com este "inevitável desastre natural", como definiu o próprio presidente do COI.

Compartilhe: