UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/07/2008 - 11h10

Alemanha arrasa Cabo Verde sem mostrar jogo para Brasil

Giancarlo Giampietro
Em Atenas (Grécia)
A Alemanha não perdeu tempo em quadra e tratou de arrasar Cabo Verde logo de cara em sua estréia no Pré-Olímpico mundial de basquete, em Atenas. Se é que dá para considerar a partida uma estréia.

Reuters
Liderado por Dirk Nowitzki (e), a Alemanha passeou contra os estreantes africanos
PÁGINA DO PRÉ-OLÍMPICO DE ATENAS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE BASQUETE
TUDO SOBRE PEQUIM 2008
Liderado pelo astro Dirk Nowitzki, o time europeu passeou contra os novatos africanos na segunda rodada do grupo B e venceu por 104 a 68. O ala-pivô do Dallas Mavericks anotou 16 pontos em pouco mais de 20 minutos.

O jogo foi tão tranqüilo, que acabou não servindo de parâmetro para a análise da comissão técnica brasileira, de olho em um possível rival das quartas-de-final. Moncho Monsalve e seu auxiliar José Neto compareceram à Arena Olímpica de Atenas, mas saíram no intervalo, quando o placar já era de 59 a 24.

O pivô Chris Kaman, norte-americano com cidadania alemã, fez sua estréia pela equipe, com dez pontos e dez rebotes - um "double-double" em 20 minutos. Reforço de última hora para o Pré-Olímpico, o atleta do Los Angeles Clippers não está em sua melhor forma. Ainda assim, seu porte físico é um problema para os adversários.

O técnico Dirk Bauermann, amigo de Monsalve, pôde usar todos seus atletas no duelo, incluindo os novatos Tim Ohlbrecht e Konrad Wysocki, que são duas esperanças do país para conduzir a seleção após a despedida de sua maior estrela.

No quarto período, os dois novatos, de respectivamente 2,10 m e 2,02 m de altura, dividiram a quadra com Jan-Hendrik Jagla (2,13 m) e Sven Schultze (de 2,08 m) em um time gigante, com o armador Pascoal Roller como o único "baixinho" (1,80 m).

Por parte de Cabo Verde, seus atletas mostraram grande capacidade atlética, mas a inexperiência internacional e a falta de um jogo coletivo pesaram em demasia contra um time forte como a Alemanha.

A equipe de Nowitzki decide a liderança da chave nesta quarta-feira com a Nova Zelândia, que havia batido Cabo Verde na véspera, também sem dificuldades. Nas quartas, os dois países vão cruzar com os classificados do grupo A, de Brasil, Grécia e Líbano.

Compartilhe: