UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/07/2008 - 19h37

Hipismo define equipe de saltos com Pessoa e Doda

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os quatro conjuntos que disputarão uma medalha na prova de saltos do hipismo foram definidos nesta segunda-feira. O time terá Rodrigo Pessoa, atual ouro olímpico na prova individual, Álvaro Affonso de Miranda Neto (o Doda), Bernardo Alves e a estreante Camila Mazza.

Arquivo Folha
Doda (e) e Rodrigo Pessoa juntos quando conquistaram o bronze nos Jogos de 2000
CONHEÇA MAIS SOBRE O HIPISMO
OUTROS CLASSIFICADOS DO HIPISMO
Pedro Veniss, que compôs a equipe ouro nos Jogos Pan-Americanos, ficou de fora desta primeira seleção e deve lutar por uma vaga entre os reservas. Com ele, Bartolomeu Bueno de Miranda Neto e Yury Mansur Gueiros vão brigar pelo quinto posto no time.

"A Camila mostrou consistência nos resultados desde o inicio das seletivas no Brasil e manteve o bom desempenho nos torneios na Europa. Além disso, os outros cavaleiros já confirmados na equipe demonstraram confiança nela e isso nos ajudou a definir os quatro conjuntos que estão sendo confirmados hoje (segunda-feira)", declarou Maurício Manfredi, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Segundo a CBH, Veniss, Miranda Neto e Gueiros estarão na última seletiva, que acontecerá no CSI de Falsterbo, na Suécia no próximo final de semana. Somente após este concurso será escolhido o último conjunto a integrar o time do Brasil nas Olimpíadas. A definição dos quatro titulares e do reserva só será feita com a equipe já em Hong Kong nos treinamentos finais.

Pessoa, que foi prata no individual do Pan de 2007 com o cavalo Rufus, repetirá a parceria em Hong Kong. AD Picolien Zeldenrust será a égua utilizada por Doda, que recentemente teve o cavalo Chatwin aposentado depois de uma contusão. Bernardo Alves montará Chupa Chup 2 e, Camila Mazza Benedicto, Bonito Z.

Com a formação da equipe de saltos, as três modalidades que o Brasil participará nos Jogos Olímpicos, incluindo adestramento e Concurso Completo de Equitação, estão convocadas pelas diretorias da CBH.

O Brasil faz parte do grupo de sete países que se qualificaram nas três modalidades do hipismo. Dentre os 42 países qualificados nas provas individuais e por equipes dos Jogos, apenas Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Suécia conseguiram classificação nas três disciplinas hípicas em Hong Kong.

Com Doda e Pessoa na equipe, o time brasileiro já conquistou duas vezes, em 1996 e em 2000, a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos. Rodrigo Pessoa participará pela quinta vez dos Jogos, enquanto Doda saltará em sua quarta edição. Bernardo Alves disputará a sua segunda olimpíada.

Compartilhe: