UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/07/2008 - 16h22

Seleção masculina de handebol é escalada para Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
LISTA DOS CONVOCADOS
JOGADORPOSIÇÃOCLUBE
Alexandre Morelli (Alê)GoleiroMetodista
Bruno SantanaArmadorE.C. Pinheiros
Bruno SouzaArmadorHSV Handball (ALE)
Carlos Ertel (Menta)PivôImes/São Caetano
Felipe BorgesPonta esquerdaCAI Aragon (ESP)
Fernando Pacheco (Zeba)ArmadorE.C. Pinheiros
Guilherme Rosa (Gui)ArmadorHSG Bãmback / Kõflach (AUT)
Hélio Lisboa (Helinho)Ponta esquerdaImes/São Caetano
Jardel PizzinatoPivôMetodista
Jaqson KojoroskiArmadorMetodista
Leonardo Bortolini (Léo)ArmadorUnopar
Maik Ferreira (Maik)GoleiroE.C. Pinheiros
Renato Tupan (Tupan)Ponta direitaWilhelmshavener Handball Verein (ALE)
Sílvio Laureano (Silvinho)Ponta direitaImes/São Caetano
A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) divulgou nesta segunda-feira os nomes dos atletas que disputarão os Jogos Olímpicos de Pequim. Dos quatorze jogadores selecionados, apenas quatro atuam fora do país: Bruno Souza e Renato Tupan (Alemanha), Felipe Borges (Espanha) e Guilherme Oliveira, o Gui (Áustria).

A convocação realizada pelo técnico do Brasil, o espanhol Jordi Ribera, não apresentou surpresas em relação à equipe que vinha atuando nos jogos preparatórios às Olimpíadas, principalmente a que venceu o Torneio do Egito, em maio deste ano. O goleiro Ale, que se recuperou a pouco tempo de uma lesão, teve seu nome confirmado na lista.

Dentre os clubes brasileiros, a Metodista, o Imes e o Pinheiros foram os que mais cederam atletas (3). Apenas o armador central Léo não atua em nenhum dos clubes paulistas. Ele defende o Unopar, do Paraná.

O Brasil teve sua classificação para Pequim assegurada após conquistar os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no ano passado. A seleção derrotou a Argentina na final por 30 a 22.

Os convocados terão cinco dias de folga e devem se apresentar no próximo sábado, quando a equipe segue para o Japão, onde realizará a fase final de treinamentos e alguns jogos amistosos. No dia 3 de agosto, a delegação viaja para a China. A estréia nos Jogos acontece no dia 10, contra a França.

O Brasil está no grupo A e encara, além dos franceses, as seleções da China, Espanha, Polônia e Croácia, uma das favoritas a conquistar medalha. O grupo B terá as favoritas Dinamarca e Alemanha, além da Coréia do Sul, Egito, Islândia e Rússia.

Para superar a campanha realizada em Atenas-2004, o Brasil terá que ir além do décimo lugar. Mesmo com a derrota para a Islândia por 29 a 25, essa foi a melhor posição do Brasil na história dos Jogos.

A convocação da seleção feminina para Pequim será divulgada somente após o Torneio da França, que acontece entre os dias 25 e 27 de julho.

Compartilhe: