UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/07/2008 - 15h21

Possível rival, Alemanha acolhe seu reforço de NBA

Giancarlo Giampietro
Em Atenas (Grécia)
Possível adversária da seleção brasileira de basquete nas quartas-de-final do Pré-Olímpico, a Alemanha desembarcou neste sábado em Atenas e seguiu diretamente para a Arena Olímpica, antes mesmo de passar no hotel. Em sua 'bagagem', veio o pivô Chris Kaman, do Los Angeles Clippers, que foi liberado pela Fiba como reforço de última hora, nesta sexta à noite.

Entre os jogadores e comissão técnica, Kaman foi o centro das atenções no treino. Toda jogada era passada em detalhes para o pivô. A comunicação foi feita em inglês, já que o atleta da NBA não fala alemão.

"Na verdade, eu mal sei os detalhes que me permitiram a cidadania", afirmou o pivô, que se juntou ao elenco apenas durante a semana e não joga desde abril. "Mas estou animado em estar aqui, sempre estive, desde o convite. Os caras são ótimos e têm me ajudado. Posso dizer que estou com 80 ou 90% das minhas condições, mas sem ritmo nenhum de jogo e ainda sofrendo um pouco com o jet lag."

Kaman, que teve médias de 15,7 pontos e 12,7 rebotes na última temporada da NBA, a sua melhor na liga norte-americana, se juntou ao elenco na fase final de preparação. Ele recebeu a cidadania alemã no início de julho - seus bisavôs nasceram no país. "Meu avô já nasceu em Detroit e até lutou na Segunda Guerra. Alguns familiares cuidaram do processo."

Na saída de Berlim, o técnico Dirk Bauermann declarou estar "muito contente" com o sinal verde para o pivô. "Antes tarde do que nunca", disse. "Chris vai melhorar a qualidade de nossa equipe e aumentará nossas chances de classificação para Pequim."

Kaman se reuniu com o restante da equipe no centro da quadra ao final do treino e gritou "Deutschland", saudado com risos e palmas pelos companheiros. Depois, trabalhou em separado com os treinadores: foram arremessos, teste de impulsão, jogo de pés. Por fim, ainda correu em volta da quadra, em sinal de que pode não estar com o melhor condicionamento físico.

Do outro lado da quadra, o astro do time, Dirk Nowitzki, também se manteve em ação, praticando lances livres enquanto os outros atletas, já com o alongamento encerrado, apenas assistiam.

A Alemanha está no grupo B do Pré-Olímpico, com Nova Zelândia e Cabo Verde. O time estréia na terça-feira no Pré-Olímpico, contra o time africano. No cruzamento das quartas-de-final, caso termine na liderança e o Brasil fique com a segunda posição do grupo A, os dois times se enfrentam pela sobrevivência no torneio.

Compartilhe: