UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/07/2008 - 17h06

Seleção renovada surpreende treinador australiano

Giancarlo Giampietro
Em Atenas (Grécia)
O técnico australiano Brian Goorjian saiu de quadra, nesta quarta-feira, com disposição a fazer muitos elogios à seleção brasileira na vitória de sua equipe por 89 a 85, na rodada de encerramento do Torneio de Acrópolis de basquete, em Atenas.

Goorjian está no cargo desde o Mundial de 2006, no qual seu time bateu o Brasil por 83 a 77 na primeira rodada, e ressaltou as diferenças entre as diferentes versões brasileiras.

"Fiquei surpreso com o que vi aqui nesse torneio, com tão pouco tempo de trabalho. A movimentação da bola também foi melhor, todos tocando na bola. Não é desrespeitar o trabalho de antes, mas há diferenças", afirmou o treinador. "Acho que o sistema de meia-quadra é muito bom, quase não se vê o time tomando maus arremessos agora, cada um sabe o que fazer."

No Mundial, os dois países se enfrentaram na primeira rodada, e os representantes da Oceania venceram por 83 a 77, em outro confronto muito equilibrado. Assim como nesta quarta-feira, na ocasião a seleção, dirigida por Lula Ferreira, abusou dos erros, cometendo 25 desperdícios de posse de bola sem sequer efetuar um arremesso. Em Atenas, foram 19 (14 deles no primeiro tempo).

O desenrolar dos confrontos é que foi oposto. Dois anos atrás, o Brasil tinha a liderança de oito pontos no primeiro tempo e levou a virada. Dessa vez, foram os australianos que estavam na dianteira no intervalo.

"Para mim, os jogadores estavam com mais dedicação em ambos os lados da quadra, jogando muito duro. Eu vi o que fizeram contra um dos melhores times do mundo, a Grécia. E depois vejo o time com 20 pontos em cima da Croácia, para quem perdemos três vezes seguidas. Dá para ver que muita coisa mudou em pouco tempo e isso me admira", completou Goorjian.

Compartilhe: