UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/07/2008 - 08h32

China revela nome de seis atletas pegos no doping

Das agências internacionais
Em Pequim (China)
O Comitê Olímpico Chinês (COC) revelou nesta quarta-feira o nome de seis atletas que atestaram positivo para os exames antidoping realizados pela organização, que afirmou que irá punir qualquer atleta pego nos testes, por melhor seja.

As autoridades esportivas do país haviam anunciado na semana passada que oito atletas não passaram nos testes antidoping, entre eles o nadador Ouyang Kunpeng e o lutador Luo Meng, que receberam punições vitalícias e estão fora das Olimpíadas. "Temos punições mais severas para nossos atletas e para os seus treinadores", explicou o vice-secretário do COC, Xinhua Jiang Zhixue.

Dos outros seis atletas que também atestaram positivo, quatro receberam punições menores. Os saltadores Zhang Jun e Gao Li foram punidos por um ano devido ao uso de furosemida, assim como seus técnicos. O levantador de peso Shan Yan recebeu punição de dois anos por uso de diurético. O atleta Xin Jia por atestar testosterona no exame levou um gancho de quatro anos.

Já os nadadores Yi Changming e Zhang Qi ainda não sofreram sanções, já que seus casos ainda estão sendo estudados pelo comitê. "Nenhum atleta por mais excelente que seja passará ileso a casos como estes", disse Jiang Zhixue, que manifestou a intenção da China em perseguir de qualquer forma os atletas que pretendem adulterar a competição.

A Agência Antidopagem da China já realizou 6038 testes antidoping de janeiro a junho deste ano, dos quais 5095 foram feitos fora de competição. O atletismo foi a modalidade mais perseguida com 4428 exames.

Compartilhe: