UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/07/2008 - 17h34

Seleção destaca consistência do jogo em busca de vaga

Giancarlo Giampietro
Em Atenas (Grécia)
Em quatro partidas amistosas, algo recorrente à seleção brasileira de basquete está em falta: os altos e baixos. Em busca de uma vaga para Pequim-2008, o time apresenta um padrão de jogo mais regular em sua preparação para o Pré-Olímpico.

Nesta terça-feira, a equipe bateu a Croácia por 86 a 77 na segunda rodada do Torneio de Acrópolis, em Atenas, depois de ter perdido para a Grécia na estréia. Antes, a Venezuela havia sido derrotada em dois confrontos no Rio de Janeiro.

"A gente está jogando um basquete consistente, defensiva e ofensivamente. Conseguir a vitória é bom, dá moral para o grupo. A gente fez um bom jogo contra a Grécia e acabou perdendo. Fizemos outro bom jogo contra a Croácia e ganhamos", afirmou o ala-armador Marcelinho Machado.

Contra os croatas, a seleção abriu 14 pontos de vantagem no primeiro tempo e soube administrar esse marcador, em resistência que foi muitas vezes minada em partidas nos anos anteriores. "No último quarto, eu tinha dois tempos para pedir, e o Neto achava que deveríamos ter solicitado a parada. Mas eu não queria. Foi para que jogássemos com 14, 16 pontos de vantagem, para ver nossa reação. Foi um grande segundo passo", afirmou o técnico Moncho Monsalve.

O espanhol lembrou que o desfecho do duelo com os gregos também poderia ter tido um placar positivo, não fosse sua estratégia de manter os jogadores de menor bagagem internacional em ação.

"Ontem [segunda-feira], eu não quis ganhar. Não sei se dá para entender isso. Se coloco os jogadores mais carimbados, teríamos mais condições, claro. Hoje eu os mantive, por um aspecto psicológico de motivação", afirmou.

Compartilhe: