UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/07/2008 - 16h50

Moncho cobra apoio à seleção brasileira para Pré-Olímpico

Giancarlo Giampietro
Em Atenas (Grécia)
O técnico Moncho Monsalve procurou não externar muita empolgação com a vitória da seleção brasileira de basquete sobre a Croácia, mas pediu mais confiança dos torcedores. A equipe vai disputar uma das três vagas restantes para Pequim-2008 entre os dias 14 e 20 de julho, na Grécia.

"Os garotos mereciam essa vitória", afirmou o espanhol. "Espero que a mídia e o público do basquete no Brasil acreditem nesse grupo. Eles merecem a confiança completa do país."

Primeiro estrangeiro a dirigir a equipe principal nacional, Monsalve voltou a dar sinais de que a reação à ausência de Leandrinho, Nenê e Anderson Varejão, trio do país na NBA, serve como um fator de motivação para o atual elenco.

"Com todo o respeito à mídia e o público, não havia um grande reconhecimento a essa equipe. Faltam alguns astros, como chamam os da NBA, não?", afirmou. "Esses garotos têm um grande talento e uma relação extraordinária. E eu, sim, acredito neles."

Para Monsalve, bater a Croácia - que julga como "uma das oito melhores do mundo" - merece destaque, sem exagero. "Foi uma grande partida. Ganhamos, e o Brasil merece isso, inclusive a nível internacional, ainda que sejam torneios amistosos."

O espanhol julgou que a defesa brasileira foi menos eficiente do que o ataque. Para o assistente José Neto, as falhas surgiram até por excesso de vontade. "Uma defesa forte pode depender 80% de dedicação e 20% de tática. Hoje os 80% foram cumpridos, mas, às vezes, até por esse excesso de motivação, algumas falhas aconteceram."

Compartilhe: