UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/07/2008 - 16h06

Barcelona veta convocação de Ronaldinho para as Olimpíadas

Das agências internacionais
Em Barcelona (Espanha)*
O Barcelona decidiu vetar a convocação de Ronaldinho Gaúcho para os Jogos Olímpicos de Pequim. Por meio de um comunicado oficial divulgado em seu site, o clube espanhol exigiu que o jogador fosse reintegrado à equipe para realizar a pré-temporada no próximo dia 14.

O clube ainda fez questão de citar o regulamento da Fifa, que não obriga os clubes a cederem jogadores relacionados para o evento olímpico, sejam eles com mais de 23 anos ou não. Outros jogadores como Kaká, Juan e Lúcio tiveram o mesmo problema na negociação com os seus times empregadores.

A convocação de Ronaldinho Gaúcho foi uma exigência do presidente da CBF, que usou o argumento de que não poderia ficar de braços cruzados ao ver a seleção brasileira em crise e a equipe olímpica desfalcada por jogadores que não foram liberados de seus clubes. A declaração foi feita logo após o confronto entre Brasil e Argentina, no Mineirão, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

Sem jogar pelo Barcelona desde o dia 9 de maio, Ronaldinho tinha sua saída do clube dada como certa. A diretoria já havia até afirmado que pretendia vender o jogador caso aparecesse uma proposta nos padrões do mercado.

Ronaldinho não é a única possível baixa da lista de 18 jogadores divulgada por Dunga na última segunda-feira. Os alemães Schalke 04 e Werder Bremen também afirmaram nesta terça que buscam brecar as convocações de Rafinha e Diego, respectivamente.

Procurada pela reportagem do UOL Esporte, a CBF afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não tomará qualquer atitude enquanto não for informada documentalmente sobre o veto à convocação de Ronaldinho. A entidade não considera oficial o comunicado emitido pelo clube.

Com a Redação, em São Paulo

Compartilhe: