UOL Olimpíadas 2008 Notícias

05/07/2008 - 12h54

Última vaga olímpica do Brasil no vôlei de praia sairá apenas na França

Do UOL Esporte
Em São Paulo
As duplas brasileiras masculinas protagonizam uma acirrada disputa pela última vaga brasileira do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. Com a eliminação nas oitavas-de-final do Grand Slam da Rússia, neste sábado, Márcio/Fábio Luiz e Pedro Solberg/Harley postergaram a decisão para a próxima semana, quando será disputado o Aberto de Marselha (FRA), última competição que vale pontos para a corrida olímpica.

Divulgação/FIVB
Decisão entre Pedro Solberg(d)/Harley e Márcio/Fábio Luiz sairá apenas na França
VEJA AS IMAGENS DESTE SÁBADO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
Neste sábado, Márcio e Fábio Luiz pararam diante da dupla norte-americana Rogers/Dalhausser, que precisou de 48 minutos para vencer os brasileiros nas oitavas-de-final por 2 sets a 0, parciais de 21-18 e 21-15.

Pedro Solberg e Harley também não foram bem e perderam na tarde deste sábado para os alemães Klemperer e Koreng por 2 a 0 (21-19 e 25-23), em 51 minutos de partida.

As duas duplas nacionais brigam há algum tempo pela classificação para Pequim, e já tiveram oportunidades de confirmar presença na delegação brasileira em outras oportunidades.

Márcio e Fábio Luiz tinham chances matemáticas de garantir a segunda vaga brasileira em Pequim já no Grand Slam da Noruega, na penúltima semana, mas foram eliminados logo na primeira fase.

Pedro Solberg e Harley, no entanto, também tinham possibilidades de matemáticas de antecipar a comemoração da conquista da vaga já no Grand Slam de Moscou. Para isso, precisariam alcançar a decisão na Rússia e torcer para que Márcio e Fábio Luiz não fossem além do 4º lugar, mas ficaram longe de conseguir o feito.

Até esta penúltima semana de contagem de pontos para a corrida olímpica, Márcio e Fábio Luiz somam 4.740, 100 a mais que Pedro e Harley. Ambas as duplas seguem com chances no Aberto de Marselha (FRA), que será disputado na próxima semana.

A primeira vaga masculina do Brasil em Pequim é dos pentacampeões do circuito mundial e medalhistas de ouro olímpicos, Ricardo e Emanuel. A corrida olímpica foi aberta no dia 1º de janeiro de 2007 e será encerrada no próximo dia 20, computando-se apenas os oito melhores resultados de cada dupla.

Brasileiros fora na Rússia

Ricardo e Emanuel foram bem no primeiro jogo do dia, se classificando para as quartas-de-final em Moscou após derrotarem os norte-americanos Fuerbringer e Jennings por 2 a 1 (19-21, 23-21 e 15-10). Os brasileiros, no entanto, acabaram sendo eliminados da competição russa após perderem para os alemães Brink e Dieckmann por 2 a 0 (21-15 e 25-23), em 51 minutos de jogo.

A dupla Franco/Benjamin também venceu a primeira partida e se classificara para as quartas após baterem os alemães Reckermann e Urbatzka por 2 sets a 1, parciais de 15-21, 21-12 e 15-11.

Na briga pela vaga nas semifinais do Grand Slam russo, Franco e Benjamin acabaram perdendo para os chineses Xu e Wu por 2 a 1 (15-21, 21-16, 15-8), e também estão fora da disputa do Grand Slam russo.

Compartilhe: