UOL Olimpíadas 2008 Notícias

04/07/2008 - 14h59

Doda cai em competição, mas apesar de torções, não sofre fratura

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O cavaleiro brasileiro Álvaro Miranda, o Doda, se contundiu na disputa do concurso CHIO, disputado na cidade de Aachen, na Alemanha, nesta sexta-feira. Montando a égua AD Ornella, Doda foi ao chão durante a competição e sofreu torção forte no joelho e no tornozelo direitos. O brasileiro não sofreu fraturas com a queda.

EFE
A égua AD Ornella não conseguiu passar por um obstáculo duplo e derrubou Doda
VEJA A GALERIA DE FOTOS DA QUEDA
PÁGINA ESPECIAL SOBRE HIPISMO
MAIS NOTÍCIAS OLÍMPICAS
Depois de conquistar a quinta posição quinta-feira, na prova para cavalos novos, com AD Norson, ele voltou a competir, mas foi derrubado por Ornella, de nove anos. A égua não passou por um obstáculo duplo, derrubando o brasileiro no chão. Com o pé preso, ele ainda foi arrastado, até ser ajudado por um grupo de fotógrafos que trabalhava no evento.

O cavaleiro foi prontamente atendido pelo departamento médico do torneio e, após exames, não foi detectada gravidade, o que poderia complicar as chances do brasileiro entrar na equipe que representará o Brasil nas provas de saltos das Olimpíadas de Pequim, em agosto.

Mesmo com este problema, na próxima semana Doda levará sua montaria principal, AD Picolien Zeldenrust, para competir em Estoril (POR). Eles participarão da quinta etapa do Global Champions Tour, de 10 a 12 de julho. Este circuito terá o evento final no Brasil, organizado pelo próprio cavaleiro, no Athinas Onassis Horse Show.

No dia 21 de julho, ele deve ter a confirmação oficial da comissão da Confederação Brasileira de Hipismo sobre sua presença ou não nas Olimpíadas - são quatro vagas nos saltos. Doda tem duas medalhas olímpicas, com os bronzes em 1996 (Atlanta) e em 2000 (Sydney), ambas por equipes.

Entre os melhores
Apesar da queda, a boa notícia para Doda e outros cavaleiros brasileiros foi a ascensão no ranking da Federação Eqüestre Internacional (FEI). Doda está entre os 20 melhores do mundo. Depois de ganhar quatro posições, ocupa o 19º lugar, com 1.980 pontos. Já Bernardo Alves, pulou de 42º para 35º, enquanto Rodrigo Pessoa, que estava em 58º, aparece na 41ª colocação. Na ponta da tabela está a amazona alemã Meredith Michaels Beerbaum, com 3.590 pontos.

Pessoa comemorou as posições conquistadas, já pensando em Pequim. "A preparação visando às Olimpíadas está forte. O Rufus está saltando muito bem e melhorando de rendimento a cada concurso. O meu grande objetivo este ano é fazer parte da equipe brasileira em Hong Kong e ajudar o meu país a conquistar medalhas, além de defender o meu título de campeão olímpico", disse ele.

Compartilhe: