UOL Olimpíadas 2008 Notícias

03/07/2008 - 09h36

Phelps define oito provas para tentar bater recorde de Spitz

Das agências internacionais
Em Ohama (EUA)
O nadador norte-americano Michael Phelps confirmou na quarta-feira as provas que pretende disputar durante os Jogos Olímpicos de Pequim, dentro da sua meta de quebrar o recorde do compatriota Mark Spitz, que conquistou sete medalhas de ouro em uma única edição.

A quatro dias do final da seletiva dos Estados Unidos, Phelps descartou sua tentativa na prova dos 200 m costas nesta quarta. Desta forma, o nadador se concentra apenas nos eventos suficientes para que alcance a histórica marca de Spitz nos Jogos de Munique-1972.

Phelps, que celebrou seu aniversário de 23 anos durante a seletiva, já garantiu índice nos 400 m medley, 200 m livre, 200 m borboleta e revezamento 4x200 m livre. Falta ainda garantir a classificação nos 200 m medley e 100 m borboleta, de acordo com a sua agenda na seletiva. Caso Phelps se qualifique nessas duas provas, ele disputa em Pequim cinco eventos individuais, fora os três revezamentos.

Phelps havia se inscrito em nove provas na seletiva, o que gerou especulação sobre quais delas o nadador seis vezes medalha de ouro disputaria em Pequim. "Nós quisemos deixar as opções em aberto, para caso algo inesperado acontecesse", explica o técnico Bob Bowman. "Tínhamos alguns planos de contingência, mas não foi necessário", completa.

Além de ter que terminar entre os dois primeiros nas provas em que ainda busca classificação, Phelps precisa se garantir também nas provas de revezamento 4 x 100 m livre e medley. A vaga na primeira prova foi conquistada com o tempo de 47s92. Caso Phelps vença a final dos 100 m borboleta, ganha a vaga também no revezamento 4 x 100 m medley.

Compartilhe: