UOL Olimpíadas 2008 Notícias

02/07/2008 - 14h30

No vôlei de praia masculino, 2ª vaga em Pequim segue indefinida

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Como já vem ocorrendo, a disputa pela segunda vaga brasileira em Pequim no vôlei de praia masculino segue acirrada. Márcio/Fábio Luiz e Pedro Solberg/Harley ainda têm mais duas competições, o Grand Slam da Rússia e o Aberto de Marselha (FRA), para definir qual dupla fará parte da delegação brasileira que estará na China, em agosto.

Os brasileiros Márcio e Fábio Luiz tinham chances matemáticas de garantir a segunda vaga brasileira em Pequim já no Grand Slam da Noruega, na última semana, mas perderam a oportunidade, já que foram eliminados logo no primeiro dia de disputa. Pedro Solberg e Harley também não foram longe e caíram nas oitavas-de-final, perdendo a chance de ultrapassar os compatriotas.

Até o momento, Márcio e Fábio Luiz somam 4.740 pontos na corrida olímpica brasileira, 100 a mais que os 4.640 de Pedro e Harley. Com isso, basta um 4º na Rússia (contanto que fiquem à frente dos rivais) para que a primeira dupla conquiste a vaga nas Olimpíadas.

Pedro Solberg e Harley, no entanto, também têm possibilidades de matemáticas de antecipar a comemoração da conquista da vaga. Para isso, precisariam alcançar a decisão na Rússia e torcer para que Márcio e Fábio Luiz não fossem além do 4º lugar. Com um segundo lugar, por exemplo, Pedro e Harley abririam 140 pontos de vantagem e Márcio e Fábio Luiz chegariam a no máximo mais 120 caso vencessem em Marselha.

"Temos de nos preocupar em fazer o nosso jogo, sem pensar em mais nada. Acreditamos na virada, mas sabemos das dificuldades porque o nível do Circuito Mundial é muito alto. Se fizermos tudo certo, pode ser que resolvamos tudo aqui mesmo. Senão, vamos tentar empurrar a briga para Marselha", afirmou Harley.

A primeira vaga do Brasil em Pequim é dos pentacampeões do circuito mundial e medalhistas de ouro olímpicos, Ricardo e Emanuel. A corrida olímpica foi aberta no dia 1º de janeiro de 2007 e será encerrada no próximo dia 20, computando-se apenas os oito melhores resultados de cada dupla.

Compartilhe: