UOL Olimpíadas 2008 Notícias

02/07/2008 - 12h34

André Sá e Marcelo Melo garantem vaga para Pequim nas duplas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
André Sá e Marcelo Melo, que formam a melhor dupla brasileira no ranking da ATP, estarão nos Jogos Olímpicos de Pequim. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pela Federação Internacional de Tênis.

AS DUPLAS CLASSIFICADAS
África do Sul: Jeff Coetzee/Wesley Moodie
Alemanha: Nicholas Kiefer/Philipp Kohlschreiber
Argentina: David Nalbandián/Guillermo Cañas e Agustin Calleri/Juan Monaco
Austrália: Chris Guccione/Lleyton Hewitt e Jordan Kerr/Paul Hanley
Áustria: Julian Knowle/Jurgen Melzer
Bahamas: Devon Mullings/Mark Knowles
Bélgica: Olivier Rochus/Steve Darcis
Brasil: André Sá/Marcelo Melo
Canadá: Daniel Nestor/Frederic Niemeyer
Chile: Fernando González/Nicolas Massú
China: Shao-Zuan Zeng/Xin-Yuan Yu
Croácia: Ivan Ljubicic/Mario Ancic
Espanha: David Ferrer/Nicolas Almagro e Tommy Robredo/Rafael Nadal
EUA: Bob Bryan/Mike Bryan e James Blake/Sam Querrey
França: Arnaud Clement/Michael Llodra e Gäel Monfils/Jo-Wilfried Tsonga
Grã-Bretanha: Andy Murray/Jamie Murray
Índia: Leander Paes/Mashesh Bhupathi
Israel: Andy Ram/Jonathan Erlich
Itália: Andreas Seppi/Simone Bolelli
Polônia: Marcin Matkowski/Mariusz Fyrstenberg
República Tcheca: Martin Damm/Pavel Vizner e Radek Stepanek/Tomas Berdych
Rússia: Igor Andreev/Nikolay Davydenko
Sérvia: Nenad Zimonjic/Novak Djokovic
Suécia: Thomas Johansson/Simon Aspelin e Jonas Bjorkman/Robin Soderling
Suíça: Roger Federer/Stanislas Wawrinka
PÁGINA DO TÊNIS NOS JOGOS
Os dois tenistas viveram a expectativa da classificação para as Olimpíadas o ano inteiro e chegaram a programar o calendário de torneios com esta intenção. Segundo as regras, apenas os 10 primeiros da lista da ATP no dia 9 de junho estariam dentro diretamente da chave olímpica.

As 22 duplas restantes, para completar a chave de 32 dos Jogos, foram incluídas com base nas análises de resultados e ranking. Sá, 25º da lista, e Melo, o 27º, entraram desta forma nas Olimpíadas. Na temporada, a parceria é a nona melhor.

Os dois se juntam a Marcos Daniel e Thomaz Bellucci, já antes anunciados pelo UOL Esporte, e confirmados agora como os tenistas brasileiros na chave de simples. Entre as mulheres, o Brasil ficará sem representantes.

De todos, Sá é o único que esteve em uma edição de Jogos. Em Atenas-2004, ao lado de Flávio Saretta, chegou a vencer a dupla formada por Carlos Moyá e Rafael Nadal na primeira rodada, mas parou na segunda ao ser derrotado para Wayne Black e Kevin Ullyett, do Zimbábue.

Como concorrentes, Melo e Sá, que nesta semana desistiram das oitavas-de-final de Wimbledon por uma contusão do primeiro, terão rivais de peso como Roger Federer e Stanislas Wawrinka (parceria suíça), os norte-americanos Bob e Mike Bryan (número 1 do mundo) e os israelenses Andy Ram e Jonathan Erlich, dupla terceira do ranking.

A Federação Internacional de Tênis, assim como tinha feito em simples ao dar um convite para o atual campeão olímpico Nicolas Massú, repetiu o gesto nas duplas. Massú e Fernando González, campeões em Atenas-2004, estarão juntos novamente em Pequim para a tentativa da medalha chilena.

Os quatro primeiros do ranking de simples da ATP, que não figuram entre os melhores nas duplas, ganharam vaga também. O espanhol Rafael Nadal estará com Tommy Robredo; o sérvio Novak Djokovic com Nenad Zimonjic e o russo Nikolay Davydenko vai com Igor Andreev.

Compartilhe: