UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/06/2008 - 11h48

Brasil fica sem representantes no tiro com arco feminino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Brasil não teve sucesso em sua última empreitada para conquistar a vaga olímpica no torneio feminino de tiro com arco nas Olimpíadas de Pequim. Sarah Nikitin e Petra Ruocco foram eliminadas precocemente no Pré-Olímpico Mundial realizado em Boé, na França.

Sarah venceu a iraniana Mirzaei Farideh por 103 a 99 na estréia, mas caiu em seguida diante de outra iraniana, Najmeh Abtin, por 106 a 98. Posteriormente a algoz da brasileira obteve a segunda posição do evento e a vaga olímpica para Pequim.

Já a paulista Petra Ruocco caiu logo na primeira rodada da competição. Ela foi superada pela romena Luminita Sarbu por 99 a 90. Com as derrotas, o Brasil não tem mais chance de levar atletas no feminino e terá um representante no masculino, classificado pelo ranking.

No Pré-Olímpico, além da iraniana Najmeh Abtin, as outras atiradoras que asseguraram o lugar em Pequim foram a alemã Anja Hitzler, a suíça Nathalie Dielen, a cipriota Elena Mousikou e a tcheca Barbora Horackova.

No masculino, que não teve representantes brasileiros, os classificados foram o português Nuno Pombo, o espanhol Daniel Morillo, o finlandês Matti Hatava, o tcheco Milan Andreas e o bielo-russo Maxim Kunda.

Ao mesmo tempo, a Federação Internacional divulgou que Holanda e Bélgica abriram mão de suas vagas olímpicas, pois não conseguiu atletas que superassem o índice exigido para Pequim. Canadá, Belarus e Venezuela levaram uma vaga cada no feminino, e a Alemanha herdou um dos lugares no masculino.

Ainda em Boé foi disputada a etapa da Copa do Mundo da modalidade. O ucraniano Viktor Ruban foi o vencedor do masculino ao superar o chinês Li Wenquan na final. Já no feminino, o ouro ficou com a sul-coreana Sung-Hyun Park, que bateu a compatriota Ok-Hee Yun na final.

Compartilhe: