UOL Olimpíadas 2008 Notícias

27/06/2008 - 13h46

Após longa temporada, seleção usa Splitter com precaução

Giancarlo Giampietro
No Rio de Janeiro
Os desfalques no garrafão da seleção brasileira aumentam consideravelmente a responsabilidade de Tiago Splitter. A comissão técnica sabe disso e dá um tratamento diferenciado ao atleta. Não por sua condição de destaque do time, mas pelos reflexos de uma temporada pesada no basquete espanhol.

Splitter se firmou como nome de ponta no basquete europeu - e mundial - nos últimos meses pelo TAU Cerámica, como referência do clube basco no lugar do argentino Luis Scola. Essa mudança de status cobra um preço, o aumento no desgaste.

Na planilha compilada pelo preparador físico Diego Jeleilate, o pivô aparece como líder soberano em número de jogos no ano e minutos jogados. Depois de vencer a Liga ACB, foi o último a se apresentar ao técnico Moncho Monsalve no Rio.

Pelo TAU, Splitter disputou 25 partidas da Euroliga, 41 da liga espanhola e outras cinco em torneios de tiro curto, como Supercopa e Copa do Rei. No final, são 71 jogos, quase uma temporada completa da NBA. "Lógico que é cansativo, mas é a vaga olímpica que está em jogo e vale a pena o esforço", disse o jogador.

Durante a preparação para o Pré-Olímpico Mundial na Grécia, o jogador não participou de todas as sessões de treinamento. Os técnicos e o preparador sabem que sua situação requer um cuidado especial. "Precisamos de um cuidado maior com ele, que teve um volume muito maior de jogo na temporada", afirmou Jeleilate.

Contra a Venezuela, Splitter provou que atingiu outro nível - pelo menos bem distante do que os adversários venezuelanos poderiam oferecer. Teve uma atuação dominante, somando 20 pontos, dez rebotes e dois tocos em 20 minutos, com 70% de acerto nos arremessos.

Não deu nem pare perceber que o atleta convive no momento com uma fascite plantar (inflamação na sola do pé) e tendinite no joelho, além de um problema no cotovelo por pancada. "Mas só precisamos saber dosar. Ele vai ficar bem", disse Jeleilate.

Além de Splitter, Rafael "Baby" Araújo, J.P. Batista, Murilo e Ricardo Probst são as opções de Monsalve no garrafão. Da lista inicial de convocados, Nenê, Anderson Varejão e o jovem Paulão são os desfalques.

Compartilhe: