O secretário técnico do Barcelona, Aitor Begiristain, afirmou nesta quinta-feira que o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho não será liberado para a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim caso permaneça no clube.
"Jogaremos a fase preliminar da Liga dos Campeões e, para mim, o caso é o mesmo que o de Messi: faremos todo o possível para que ele esteja conosco na reapresentação. Se Ronaldinho também continuar aqui, tentaremos igualmente fazer com que não participe dos Jogos", disse Begiristain durante a apresentação do meia malinês Keita.
Pouco depois de saber que não estava nos planos da equipe catalã para a próxima temporada - assim como o meia brasileiro naturalizado português Deco e o atacante camaronês Samuel Eto'o -, Ronaldinho Gaúcho foi anunciado como um dos jogadores acima de 23 anos para a disputa dos Jogos de Pequim.
A convocação do meia-atacante foi feita pelo próprio presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, no intervalo da partida entre Brasil e Argentina no Mineirão, pelas eliminatórias sul-americanas à Copa de 2010.
Ronaldinho Gaúcho passaria por um programa especial de treinos
comandado pelo próprio Paulo Paixão, preparador físico da seleção
brasileira.
Josep Guardiola, novo técnico do Barcelona, voltou a dizer que não contará mesmo com os três jogadores já dispensados para a próxima temporada, mas disse que eles terão o mesmo tratamento que o restante do elenco se estiverem na reapresentação, marcada para o dia 14 de julho.