UOL Olimpíadas 2008 Notícias

25/06/2008 - 21h05

Troféu Brasil começa com vitória de Marílson e vantagem da BM&F

Rafael Krieger
Em São Paulo
O 27º Troféu Brasil de Atletismo começou nesta quarta-feira com duas vitórias dos atletas da BM&F nas primeiras finais da competição. O maratonista Marílson Gomes do Santos fez a sua última corrida no Brasil antes das Olimpíadas e foi o destaque do dia, vencendo a prova dos 10.000 m rasos com o tempo de 29min24s61. Na prova feminina, Fabiana Cristina da Silva chegou na frente, marcando 34min24s64.

Diego Padgurschi/FI
Único brasileiro com índice para 10.000 m, Marílson admite correr a prova em Pequim
IMAGENS DO TROFÉU BRASIL
LEIA MAIS SOBRE OLIMPÍADAS
Fabiana competiu pela primeira vez nos 10.000 m do Troféu Brasil, já que sua prova principal é a de 5.000 m, na qual é hexacampeã da competição. Marílson, por sua vez, já tem índice A para a prova, mas deixou claro que vai priorizar a maratona em Pequim. "Estou treinando para a maratona. Posso até participar dos 10.000 metros, mas vai ser para eliminar a tensão da estréia", disse o campeão da Maratona de Nova Iorque em 2006.

Com os resultados, a equipe da BM&F já soma 22 pontos no masculino e 18 no feminino, liderando com folga as duas classificações. Nesta quinta-feira à tarde, o Troféu Brasil terá a disputa de seis finais: lançamento de martelo feminino e masculino, salto em distância masculino, salto triplo feminino e 100 m rasos feminino e masculino.

A abertura da principal competição do atletismo brasileiro, que vale como seletiva interna para atletas que ainda disputam vaga para as Olimpíadas, foi marcada pelo frio. O termômetro marcando 15 graus prejudicou alguns atletas - principalmente do salto em distância masculino, cuja prova de qualificação foi cancelada devido à desistência de quatro competidores.

As eliminatórias dos 100 m rasos masculino foram realizadas no começo da tarde, sob clima mais ameno. O pequeno público presente viu os brasileiros que vão a Pequim se classificarem às finais. Sandro Viana e José Carlos Moreira venceram suas provas, com 10s74 e 10s60, respectivamente.

Vicente Lenílson fez 10s54, o melhor tempo das eliminatórias, mas ficou em segundo na sua prova. Rafael Ribeiro, que fez o mesmo tempo, ganhou na fotografia. A outra série dos 100 m teve a vitória de Bruno Tenório, que vai disputar os 200 m em Pequim, com o tempo de 10s63.

Nos 100 m feminino, Lucimar Aparecida de Moura não teve dificuldades para vencer sua série aos 11s59. Thaissa Presti, que tem índice B nos 200 m, marcou apenas 11s85 e ficou fora da final. Já Vanda Gomes, que também tem índice B nos 200 m e disputa a vaga para Pequim com Thaissa, fez 11s75 e está na final dos 100 m.

O primeiro dia de Troféu Brasil teve ainda as eliminatórias do lançamento de martelo, feminino e masculino. A segunda etapa da competição começa na manhã de quinta-feira, com as eliminatórias do arremesso de peso e duas provas do heptatlo: 100 m com barreiras e salto em altura.

Compartilhe: