UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/06/2008 - 15h25

Na Alemanha, Scheidt e Prada disputam último torneio antes de Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Robert Scheidt e Bruno Prada, os representantes brasileiros na classe Star na Olimpíada de Pequim, participam a partir desta quarta-feira da Semana de Kiel, a mais tradicional semana de vela do mundo, na Alemanha. O evento é comparado ao Torneio de Wimbledon, do tênis, e será a última competição da dupla brasileira antes dos Jogos de Pequim.

Eles estão treinando há três dias na Alemanha e usarão o mesmo barco com que conquistaram a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Miami, em abril, e o bicampeonato do Campeonato do Hemisfério Oriental, no início do mês, na Croácia. O novo Star, do estaleiro italiano Lillia, utilizado na Semana da Holanda, foi despachado para a China.

"Vamos fechar esta etapa fundamental de nossa preparação na Alemanha. Teremos a oportunidade de ganhar mais entrosamento e principalmente ritmo de regata", comenta Scheidt, bicampeão olímpico e octocampeão mundial da classe Laser, que está desde 11 de maio na Europa. "Depois teremos apenas o período de aclimatação em Qingdao, no final de julho e início de agosto."

Em Kiel, os principais adversários dos brasileiros serão os suecos Fredik Loof e Anders Ekstrom, bicampeões mundiais e segundos colocados no ranking mundial da Federação Internacional de Vela, e os alemães Robert Stanjiek e Markus Koy, que conquistaram há duas semanas, na Hungria, o título do Campeonato Europeu de Star.

"A maioria dos adversários da Olimpíada resolveu treinar neste período na China, seguindo um programa de treinamento diferente do nosso", lembrou Bruno Prada, que se prepara para a sua primeira experiência olímpica. "Mesmo assim, não estamos esperando facilidades na competição."

Mais leves

Quem também compete na Alemanha nesta semana é a dupla da 49er, André Fonseca e Rodrigo Duarte. Os dois participaram do período de treinamento na China, de cerca de duas semanas, e voltaram bem mais leves da viagem.

"Foi um período de treino importante, principalmente para conhecer mais o local em que vamos competir. E também para sentir que a comida vai ser um problema. Sofri bastante, cheguei até a perder peso", conta Fonseca.

Compartilhe: