O trio Kobe Bryant, LeBron James e Dwayne Wade vai liderar as estrelas da NBA da seleção dos EUA que tenta retomar o domínio no basquete masculino nas Olimpíadas de Pequim. Nesta segunda-feira, Comitê Olímpico dos EUA e USA Basketball confirmaram a lista de 12 atletas que viajarão para a China.
EM BUSCA DA REDENÇÃO |
---|
LeBron e Bryant atuaram na campanha vitoriosa no Pré-Olímpicos das Américas e agora lutam pelo ouro olímpico. Da seleção convocada, apenas Jason Kidd tem o ouro olímpico no currículo. O veterano armador dos Mavericks participou do time nos Jogos de Sydney-2000. LeBron, Anthony, Boozer e Wade conquistaram a medalha de bronze em Atenas-2004. |
Além deles, a relação conta com os armadores Deron Williams (Utah Jazz), Jason Kidd (Dallas Mavericks) e Chris Paul (New Orleans Hornets), o ala/armador Michael Redd (Milwaukee Bucks), os alas Carmelo Anthony (Denver Nuggets) e Tayshaun Prince (Detroit Pistons), os alas/pivôs Carlos Boozer (Utah Jazz) e Chris Bosh (Toronto Raptors), e o pivô Dwight Howard (Orlando Magic).
A comissão técnica fez quatro mudanças em relação ao time que obteve a vaga no Pré-Olímpico das Américas no ano passado. Wade, Paul, Bosh e Boozer entraram nos lugares do armador Chauncey Billups, do ala/armador Mike Miller e dos pivôs Amare Stoudemire e Tyson Chandler.
Nenhum jogador do Boston Celtics, que conquistou na última semana o título da NBA, foi chamado. O único que concorria a um lugar era o ala/armador Paul Pierce, eleito o melhor da final, que fazia parte da pré-relação de 33 jogadores, mas ficou fora da lista final.
"Foi um processo difícil de seleção. Os 33 jogadores que disputavam a vaga mostraram interesse nos últimos dois anos, mas acredito que os 12 atletas selecionados têm um incrível talento, são líderes e têm muita versatilidade", explicou Jerry Colangelo, diretor da seleção masculina.
A versatilidade, aliás, deve ser necessária. Como no Pré-Olímpico, o técnico Mike Krzyzewski contará com apenas três jogadores para o garrafão: Bosh, Howard e Boozer. Com isso, Anthony e Prince, que na NBA jogam como alas, serão usados também como pivôs.
Para seis dos 12 jogadores (Anthony, Bosh, Howard, LeBron, Paul e Wade) será também a chance de apagar a má impressão que ficou do Mundial de 2006, quando os EUA ficaram em terceiro lugar, perdendo da Grécia nas semifinais.
Dois anos antes, os EUA também ficaram em terceiro lugar nas Olimpíadas de Atenas, quando bateram a Lituânia. Naquela campanha, o time amargou derrotas para Porto Rico e Lituânia na primeira fase, e caiu diante da Argentina nas semifinais.
A equipe estréia nas Olimpíadas de Pequim contra a anfitriã China, que ainda não sabe se terá o pivô Yao Ming. Os EUA ainda enfrentam Espanha, Angola e mais dois times vindos do Pré-Olímpico Mundial no grupo B da primeira fase.