UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/06/2008 - 15h23

Adestramento do Brasil pode garantir vaga por equipes na China

Do UOL Esportes
Em São Paulo
Cavaleiros brasileiros participam da penúltima seletiva do adestramento em busca do índice olímpico, que começa nesta sexta-feira, em Brno, na República Tcheca, e pode pela primeira vez na história levar equipe completa para os Jogos Olímpicos.

Para os que não conseguirem garantir a vaga na República Tcheca, a última chance será o CDI Mierzecin, na Polônia, entre os dias 27 e 29 de junho. O Brasil só teve representantes individuais, nesta modalidade, nas edições de Munique-1972 e Sydney-2000.

O país tem dois conjuntos que conseguiram o índice olímpico pré-estabelecido pela FEI, [Federação Eqüestre Internacional, com duas qualificações acima de 64% de aproveitamento, na avaliação de juízes internacionais. Uma vaga ainda está aberta para disputar por equipes. Os conjuntos formados por Rogério da Silva Clementino, que monta o cavalo Lusitano Nilo, e Luiza Tavares Almeida com Samba carimbaram o passaporte com louvor. Ambos já entraram para história dos Jogos Olímpicos.

Rogério Clementino será o primeiro negro a disputar uma Olimpíada no adestramento e Luiza, aos 16 anos, chegará aos Jogos na condição de amazona mais jovem de todos os tempos. Este recorde pertencia ao atual campeão olímpico Rodrigo Pessoa, que em Barcelona-1992, representou o país aos 19 anos.

"Estamos otimistas em levar pela primeira vez um time completo. De qualquer maneira, já entramos na história dos Jogos Olímpicos", disse o Coronel Salim Nigri, Diretor de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Renata Rabello, Leandro Aparecido, Thaisa Almeida, Micheline Schulze e Valdemar Mattei ainda estão na briga por uma vaga. Renata e Leandro largaram na frente e já possuem um índice olímpico com 64%. Vale lembrar que são necessárias duas qualificações. O primeiro que conseguir o segundo índice vai para as Olimpíadas.

Thaisa, irmã mais velha da amazona Luiza, quase conseguiu a classificação no Grande Prêmio B no CDI (Concurso Internacional de Adestramento) de Lipiza, na Eslovênia, ao garantir 63,950%. Todos os atletas, exceto Renata Rabelo, estão treinando em Düsseldorf, na Alemanha. Renata treina na Holanda.

O país ganhou o direito de ir aos Jogos Olímpicos na prova por equipes ao assegurar a medalha de bronze no Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Mas para validar estas vagas, os cavalheiros precisam obter o índice, com 64% de aproveitamento.

Compartilhe: