UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/06/2008 - 12h31

Com chance olímpica real, Ana Paula/Shelda não discute dupla com Larissa

Paula Almeida
Em São Paulo
A grave lesão sofrida pela jogadora Juliana durante um confronto durante o Grand Slam de Paris, na quarta-feira, e a grande probabilidade de a atleta ficar fora dos Jogos de Pequim agitaram o vôlei de praia brasileiro. Como a vaga olímpica da dupla já estava assegurada, Larissa poderá escolher outra parceira para disputar a competição ao seu lado.

RENATA/TALITA: 4.320 PONTOS
ETAPA/ANOPOSPTS
Aberto de Sentosa/07600
Aberto de Espinho/07480
Grand Slam Berlim/07480
Aberto de Marselha/07600
Grand Slam de Klagenfurt/07480
Aberto de Adelaide/08540
Aberto de Xangai/08600
Aberto de Barcelona/08540
As confederações nacionais têm até o dia 23 de julho para enviar à Federação Internacional de Vôlei (FIVB) a lista com suas duplas classificadas. As entidades também podem convocar até duas atletas 'reservas', desde que elas tenham disputado, ao mínimo, oito etapas na temporada 2007/08. A nova parceira de Larissa, caso ela necessite de uma, irá a Pequim justamente por essa determinação do regulamento da FIVB. E já se fala o nome de Ana Paula.

A ex-jogadora de quadra, porém, não quer pensar no assunto por enquanto. Ela e a parceira Shelda estão em duelo direto com Renata/Talita pelo segundo posto brasileiro em Pequim, e, segundo a assessora de imprensa da dupla, não cogitam, pelo menos agora, desfazer a parceria. A assessoria garante ainda que Ana Paula e Shelda não foram procuradas por ninguém da comissão técnica das compatriotas.

A briga pela última vaga
Formada neste ano com o único intuito de chegar às Olimpíadas, a parceria entre Ana Paula e Shelda tem razão de focar-se unicamente nas próximas etapas do Circuito Mundial, incluindo a que se disputa na França neste momento. Embora estejam 840 pontos atrás de Renata e Talita, suas chances de classificação não são remotas.

O ranking da FIVB que determina as duplas qualificadas para os Jogos leva em consideração os oito melhores resultados de cada time em etapas disputadas entre 1º de janeiro do ano passado e 20 de julho deste ano. Conta contra Ana Paula/Shelda, justamente, sua reunião de última hora.

ANA PAULA/SHELDA: 3.480PTS
ETAPA/ANOPOSPTS
Aberto de Phuket/07240
Aberto de Adelaide/08480
Aberto de Xangai/08420
Aberto de Seul/08540
Aberto de Osaka/08360
Aberto de Barcelona/08360
Aberto de Stare Jablonki/08600
Grand Slam Berlim/08480
MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
PÁGINA DE PEQUIM-2008
Com apenas uma rodada disputada no ano passado, na Tailândia (quando suas parceiras na época, Leila e Adriana Behar, estavam contundidas), as atletas têm a sua disposição apenas os resultados deste ano. Como no começo da temporada elas ainda estavam desentrosadas, somaram poucos pontos. Já Renata e Talita têm a seu favor as boas performances do ano passado. De seus oito melhores resultados até agora, cinco foram obtidos em 2007.

Restam, até o final da seletiva olímpica, quatro etapas, sendo três Grand Slams, ou seja, rodadas com valor maior (800 pontos para o campeão). Como em suas melhores etapas que estão valendo no ranking Renata e Talita já têm pontuações altas, sua soma sofreria alterações apenas em caso de excelentes resultados. Já algumas más colocações de Ana Paula e Shelda poderiam ser substituídas.

A única possibilidade de as duas duplas irem juntas a Pequim seria com a desistência de Larissa, o que, segundo as primeiras informações, está fora de cogitação.

Compartilhe: