Dois jogadores campeões mundiais de basquete pela seleção da Espanha estão retornando à terra natal para poder atuar nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. O ala Jorge Garbajosa rescindiu seu contrato com o Toronto Raptors e o armador Juan Carlos Navarro, ex-Grizzlies, foi anunciado pelo Barcelona.
Após a rescisão de contrato com o Toronto Raptors, da NBA, Garbajosa tem o caminho livre para poder defender a seleção espanhola em Pequim. Os Raptors tinham vetado a participação do jogador, que se contundiu atuando pela Espanha e pouco jogou pela equipe desde então.
"Após um longo e difícil processo, concluímos que o melhor para Jorge e para os Raptors era colocar um fim na nossa relação", declarou na última quarta-feira o diretor-geral da equipe, Bryan Colangelo.
Garbajosa deveria ganhar US$ 4,25 milhões no último ano de contrato com os Raptors. "Estamos felizes de chegar a um acordo aceitável, que finalmente nos permitirá deixar esse assunto para trás", indicou Colangelo.
Aos 30 anos, o espanhol jogou apenas sete partidas na temporada 2007/2008 devido a uma série de lesões na perna. O treinador Aito Garcia Reneses, que assumiu o lugar de Pepu Hernandez (comandante no título mundial), incluiu Garbajosa na lista de jogadores disponíveis para os Jogos Olímpicos de Pequim, mas ainda não sabe se poderá contar com ele.
Nesta quinta-feira, o Barcelona confirmou que Juan Carlos Navarro está voltando ao time, para cumprir contrato de cinco anos. Em sua única temporada nos EUA, Navarro disputou 82 partidas, com uma média de 10,0 pontos, 2,6 rebotes e 2,2 assistências por jogo.
Navarro chegou ao Memphis Grizzlies após longas negociações com o Barcelona, que diminuiu sua multa rescisória para permitir sua saída. A falta de perspectivas da equipe de Memphis na NBA, e a ausência de ofertas interessantes nos Estados Unidos, fizeram com que Navarro aceitasse a proposta para voltar ao Barcelona.
*Atualizada em 09h11