UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/06/2008 - 11h17

Ricardo e Emanuel também garantem vaga em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Mais do que garantir a classificação para a final do Grand Slam da Alemanha, a vitória de Ricardo e Emanuel na semifinal contra Brink-Dieckmann, neste domingo, garantiu matematicamente vaga para os brasileiros nas Olimpíadas de Pequim.

Divulgação/FIVB
Ricardo e Emanuel conquistaram o ouro na Alemanha e a vaga nos Jogos de Pequim
VEJA: RICARDO E EMANUEL VENCEM
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
Segundo os critérios de pontuação do ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), Ricardo e Emanuel somariam ao menos 720 pontos na corrida olímpica somente por ter chegado à final da competição alemã.

Somando-se os oito melhores resultados da dupla desde 2007, inclusive os 800 pontos da vitória em Berlim, o total dos brasileiros é de 5500. Com a eliminação nas oitavas-de-final em Berlim, a segunda melhor dupla brasileira na briga por uma vaga em Pequim, Pedro Solberg e Harley, só poderia chegar a 5400 pontos. Com isso, a parceria não poderia superar Ricardo e Emanuel. Vale lembrar que o Brasil dispõe apenas de duas vagas olímpicas no masculino e duas no feminino.

"Esta foi uma semana perfeita para a nossa dupla. Jogamos bem, vencemos times muito fortes e, mais do que o título, conseguimos o nosso objetivo, que era a vaga para Pequim. Derrotamos uma das melhores duplas do mundo, e o Ricardo foi fundamental nessa final, não só no ataque, mas também marcando muito bem o Dalhausser", comentou o paranaense Emanuel, ouro em Atenas-2004 e 'Rei dos Reis 2008'.

"Entramos muito concentrados, muito focados nessa etapa, e nossa estratégia deu certo. Estou muito feliz por mim, pelo Emanuel e pela nossa equipe. Agradeço a todos aqueles que torcem por nós, porque queríamos muito esse título e muito mais ainda essa vaga para Pequim", acrescentou o baiano Ricardo.

A outra vaga brasileira no masculino está entre três duplas. Márcio/Fábio Luiz, Pedro Solberg/Harley e Franco/Pedro Cunha travam uma disputa acirrada, que só deve ser resolvida nas últimas competições que somam pontos para a corrida olímpica.

No sábado, Juliana e Larissa já haviam confirmado a presença nos Jogos de Pequim, após a conquista do bronze no Grand Slam da Alemanha. A dupla soma agora 5.280 pontos no ranking da Federação Internacional de Vôlei e não poderá ser superada por nenhuma outra dupla brasileira.

A final em Berlim

Já classificados para os Jogos Olímpicos de Pequim após chegarem à final em Berlim, Ricardo e Emanuel confirmaram a boa fase e venceram os norte-americanos Rogers-Dalhausser na decisão deste domingo. Com a vitória por 2 sets a 1 (parciais de 25-27, 21-19 e 15-13), a dupla conquistou mais um ouro no Circuito Mundial de vôlei de praia.

Após perderem o primeiro set por 27 a 25, Ricardo e Emanuel reagiram na final e viraram o jogo para chegar à segunda vitória consecutiva na temporada. No último final de semana, a dupla brasileira subiu ao degrau mais alto do pódio na etapa de Stare Jablonki, na Polônia.

Ainda em 2008, Ricardo e Emanuel conquistaram outras duas medalhas de bronze no Circuito, na República Tcheca e em Barcelona (ESP).

Para disputar a final na Alemanha, Ricardo e Emanuel tiveram que passar antes pela dupla alemã Julius Brink/Christoph Dieckman. Também neste domingo, os brasileiros precisaram de quase uma hora para virar o jogo e despachar os donos da casa por 2 sets a 1, parciais de 15-21, 21-14, 15-9.

Abalados com a derrota para a dupla brasileira, Brink e Dieckmann acabaram perdendo a disputa do terceiro lugar no Grand Slam da Alemanha para os espanhóis Herrera/Mesa, por 2 a 0 (parciais de 21-19, 21-16), que conquistaram a medalha de bronze.

*Atualizada em 11h39

Compartilhe: